domingo, 22 de dezembro de 2013

As chuvas que caíram em Alagoinhas na ultima sexta feira, causaram muito transtornos e prejuízos.


As chuvas que caíram em Alagoinhas na ultima sexta feira, causaram muito transtornos e prejuízos. A meteorologia, alerta para um verão com chuvas cada vez mais fortes e frequentes. É claro que o homem não é páreo para "enfrentar" a natureza, porem cabe ao poder publico, principalmente no plano municipal, adotar medidas que minimizem esse impacto.
A adoção de ações preventivas, como a limpeza de bueiros, canais, recolher lixo de locais com possibilidade de alagamento, limpeza de rios que cortam a cidade (Rio Catu), adoção de medidas emergências que garantam um maior escoamento das águas da chuva e alerta a população em áreas de risco de inundação, são importantes no período que antecede essas fortes chuvas, como vimos na sexta feira. Se mesmo com todas as ações tomadas, ocorrer alagamentos, queda de arvores, o governo deve ter um plano de contingência e atendimento a emergências, pronto para ser adotado. Para onde serão levados os desabrigados? Qual a estrutura que está disponível?? Quem ficara responsável para acionar os órgãos municipais, estaduais, federias e empresarias??? Quais as unidades de saúde que serão utilizadas???? Como fica a questão de fornecimento de alimento, remédios, roupas e coisas do tipo????? Desconheço que Alagoinhas possua um plano como este. Já fiz diversas cobranças e alertas ao "Novo Tempo" sobre a necessidade de adoção de um plano municipal e o funcionamento da defesa civil, inclusive me coloquei a disposição para realizar uma articulação com a defesa civil estadual e a Petrobras, que podem auxiliar na elaboração e treinamento das pessoas envolvidas.
Mais do que uma cobrança, fica aqui um chamado publico, para que possamos urgentemente, preparar o poder publico municipal para situações como está e com isso minimizar os impactos da força da natureza sobre a população.
Abaixo, foto do parque na Luiz Viana, completamente alagado. Ficou parecendo mais um "parque aquático".
 
Informações do Facebook de Radiovaldo.

Nenhum comentário: