Rio de Janeiro – O início da contagem regressiva de mil dias para as
Olimpíadas de 2016 foi marcado hoje (8) com a detonação de rochas para a
abertura do túnel da Transolímpica e com a inauguração do Mirante do
Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital.
A Transolímpica terá 23 quilômetros de extensão e ligará a Barra da
Tijuca a Deodoro, também na zona oeste. Toda a perfuração do túnel será
feita em 18 meses e a previsão é que a via fique pronta em dezembro de
2015. O investimento de custo da Transolímpica é R$ 1,6 bilhão, dos
quais R$ 1,1 bilhão do município e o restante feito pelo setor privado.
Já o Parque Olímpico da Barra sediará a maioria dos Jogos de 2016. O
complexo contará com velódromo, arena de handebol, centro aquático,
arena para provas de ginástica, centro de tênis, entre outras
estruturas. As obras para a construção do parque começaram em julho de
2012 e tem previsão de término no primeiro trimestre de 2016. O
investimento de R$1,35 bilhão é todo do setor privado.
O ministro interino do Esporte, Luis Fernandes, que acionou o
detonador junto com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito do Rio,
Eduardo Paes, disse que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016
são oportunidades para o crescimento do Brasil, principalmente do
estado.
“Estes dois grandes eventos são oportunidades para alavancar o
desenvolvimento do Brasil, muito em particular do Rio de Janeiro, que
será a sede da disputa olímpica e paralímpica”, disse Fernandes. Ele
acrescentou que o Rio de Janeiro passará por “uma revolução na
infraestrutura, na mobilidade urbana. Uma variedade tão grande de obras
que para estarem prontas para os Jogos Olímpicos causarão transtornos
para a população da cidade.
Luis
Fernandes disse que a principal marca do início da contagem regressiva
para as Olimpíadas de 2016 é o fato de as execuções de obras essenciais
estarem com o calendário em dia. A Transolímpica terá duas pistas com
duas faixas para veículos e uma exclusiva para o BRT (Bus Rapid
Transit). A pista também contará com 18 estações e dois terminais de
passageiros. A via cortará oito bairros e será administrada pela
concessionária Viario, formada pelas empresas Invepar, Odebrecht e CCR,
pelos próximos 35 anos.
De acordo com a prefeitura do Rio, cerca de 100 mil pessoas serão
beneficiadas pelo BRT da Transolímpica e o tempo de percurso será
reduzido em duas horas. A previsão é que 55 mil veículos circulem
diariamente pela via. Ela suportará o trânsito de até 90 mil veículos
sem necessidade de obras de ampliação.
Edição: Marcos Chagas
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-08/governo-do-rio-inicia-contagem-regressiva-para-olimpiadas
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