A vontade de doar sangue levou no último sábado(27), o bombeiro carioca, Kleber
Aleixo ao Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira de
Cavalcanti (Hemorio). Ele costuma incentivar os amigos a fazerem
doações. “A doação de sangue é algo bem explícito. Você doa, não sabe
para quem vai, mas sabe que está fazendo o bem. Também sou doador de
medula e de órgãos. Está na minha carteira de identidade. Fazer o bem é
bom porque é nosso dever de ser humano”, disse.
Mas não foi só o
fato de ser doador que fez Kleber ir, neste sábado, junto com dois
colegas de profissão ao Hemorio. O bombeiro, que também é estudante de
engenharia industrial de controle e automação, viu no Facebook a
campanha de doação de sangue “Casamento Vermelho”, que ocorre hoje no
Rio e em Curitiba. A ação é resultado da união virtual entre as duas
cidades.
A partir de uma mensagem da prefeitura de Curitiba na rede social dizendo que aceitava pedidos de casamento, a hashtag
#AceitaCuritiba, passou a ter milhares de compartilhamentos. O pedido
de casamento foi oficializado no dia 18 e outras prefeituras também
participaram e de forma descontraída, cederam igrejas para celebrar a
união, se ofereceram para padrinhos e até para uma lua de mel.
As
duas cidades procuraram aproveitar tanta repercussão para incentivar as
doações de sangue. Para a diretora-geral do Hemorio, Simone Silveira,
as redes sociais têm sido um canal importante para a veiculação da
doação regular de sangue de uma forma espontânea. “Em janeiro deste ano,
vimos o fenômeno dos rolezinhos do bem acontecendo em vários
hemocentros e aumentando os estoques, que estavam muito baixos.
Experiências criativas e inovadoras como esta só tendem a ampliar a
percepção da população para a importância da doação de sangue”,
analisou.
O biomédico Wallyd Kalluf Koury, do Hemobanco de
Curitiba, disse que o movimento de doadores aumentou por causa da
campanha. “Hoje vieram várias pessoas que não doavam. Então esta
campanha está trazendo os novos doadores, o que é nosso verdadeiro
intuito. A gente precisa que esses voluntários se fidelizem. A gente já
está pelo menos 30% a mais do que o normal de sábado”, disse.
Koury
achou interessante as manifestações na rede social após as doações. Ele
revelou que muitos comentavam que tinham acabado de doar e ainda
incentivaram os amigos. “Com certeza agora a gente vai ter um aumento
significativo de estoque e vamos poder atender a todos os pacientes”,
revelou.
Por ser carioca e morar em Curitiba há 20 anos ele achou
importante o casamento entre as duas capitais. “Vai trazer um benefício
paras as duas cidades”, completou.
Para ser doador de sangue é
preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17
anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis. O doador
tem que pesar mais de 50 quilos e levar um documento de identidade com
foto (original). Não é necessário estar em jejum. Basta não ter
consumido bebida alcoolica nas últimas 12 horas e ter se alimentado com
comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação. Todo
material é descartável, portanto, não existe o risco de contrair doenças
doando sangue.
*Colaborou Raquel Junia, repórter do radiojornalismo
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-09/campanha-nas-redes-sociais-incentiva-doacoes-de-sangue
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