terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Projeto Mão na Terra: Horta Mandala

Agora, você vai conhecer um sistema de produção que, numa área bem pequena e com poucos recursos, consegue garantir comida e gerar renda. Este é o o modelo de horta mandala, onde os canteiros estão dispostos em círculos e não em linhas retas. Plantam-se verduras, legumes, cereais, frutas, ervas aromáticas , medicinais e flores. Diversidades de plantas atraem diversidades de insetos que polinizam e se autocontrolam. Caminhos devidamente projetados facilitam o manejo, a irrigação e a colheita. Fertilizantes orgânicos repõem os nutrientes e a cobertura morta mantém a umidade e protege sua maior riqueza: o solo.
A Horta Mandala tem diversas vantagens, pois permite o aproveitamento máximo da água e da terra, tem custos de produção menores que os da irrigação tradicional e permite usar áreas bem pequenas. Ela é, portanto, ideal para a agricultura familiar.
Princípios para trabalhar com a Horta Mandala

1. Plantar o máximo que puder, utilizando o menor espaço;
2. Usar o mínimo de energia, para a máxima produção;
3. Promover o envolvimento de toda a comunidade;
4. Nada se perde, tudo se aproveita;
5. Trabalhar com a natureza e não contra ela.


Em Agosto, após as férias, vamos começar a construção da horta mandala, adaptando o espaço disponível , reutilizando e reciclando materiais que temos na escola.

"As possibilidades de cada lugar são infinitas e é a gente que define o propósito, que dá o impulso. Uma vez dado o impulso, a Natureza equilibra e o homem observa e ajusta suas ações pelo retorno recebido da Natureza. Assim, desenvolve-se uma verdadeira parceria de cooperação entre os dois."
Conto com o envolvimento e participação de todos!!
Fontes:
www.primeirasletras.org.br
www.agenciamandalla.org.br
www.globoruraltv.globo.com
www.ecooca.com.br
www.ipemabrasil.org.br
www.embrapa.br

Nenhum comentário: