terça-feira, 26 de junho de 2012

Dia 30 de junho terá um segundo a mais, informa observatório nos EUA

O dia 30 de junho durará um segundo a mais para poder ajustar os relógios humanos ao período de rotação da Terra, o que aumentará o período de tempo de 2012, que já é um ano bissexto, informou o Observatório Naval dos Estados Unidos.

O ano bissexto foi criado para reajustar o calendário gregoriano de 365 dias de 24 horas cada um com a realidade da órbita terrestre em torno do Sol, e a rotação da Terra sobre seu eixo a cada 23 horas, 59 minutos e 59 segundos.

Essa diferença vai acumulando e, a cada quatro anos, o calendário contém um dia adicional, 29 de fevereiro, explicou o Observatório Naval - a agência encarregada do "horário oficial" nos Estados Unidos.

A invenção dos relógios atômicos permitiu uma medição do tempo muito mais precisa. Em 1970, um acordo internacional reconheceu a existência das duas escalas de tempo: o período de rotação do planeta e o chamado Tempo Universal Coordenado (UTC).

O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), estabelecido em 1987 pela União Astronômica Internacional e pela União Internacional de Geodésia e Geofísica, é a organização que observa a diferença entre as duas escalas e assinala quando se deve inserir ou retirar um segundo do UTC para manter ambas as escalas com uma diferença de menos de 0,9 segundo.

Para criar o UTC, primeiro gera-se uma escala de tempo secundária, conhecida como Tempo Atômico Internacional (TAI), que consiste no UTC sem segundos acrescentados ou retirados. Quando o sistema foi instituído em 1972, determinou-se que a diferença entre o TAI e o tempo real de rotação da Terra era de 10 segundos.

Desde 1972, foram acrescentados segundos em intervalos que vão de seis meses a sete anos, e o mais recente foi inserido no dia 31 de dezembro de 2008.

Depois que se acrescentar o segundo extra do final de junho deste ano, a diferença acumulada entre o UTC e o TAI será de 35 segundos. EFE

Fonteshttp://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=119559
http://www.correiodemocratico.com.br/2012/06/23/dia-30-de-junho-tera-um-segundo-a-mais-informa-observatorio-nos-eua/:

domingo, 24 de junho de 2012

Investir em agricultura sustentável pode criar milhões de empregos

Investir 1,06% do PIB global em agricultura sustentável a partir de 2015 pode gerar 50 milhões de novos empregos verdes no campo até 2050

 

O relatório Evitando a Fome no Futuro: fortalecendo a base ecológica da segurança alimentar por meio de sistemas alimentares sustentáveis, lançado nesta quarta-feira (20) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), durante a Rio+20, apontou para a necessidade de se levar em conta a proteção dos serviços ambientais básicos nos debates de segurança alimentar.
De acordo com o relatório, perde-se muito tempo discutindo a respeito da disponibilidade e acesso à comida, enquanto o mundo está acabando com seus serviços ambientais básicos – como a água e o solo. “Temos que trabalhar em cima do fato de que é possível produzir alimentos sem minar a natureza. É preciso investir em sistemas alimentares sustentáveis, caso contrário o mundo não dará conta de alimentar os nove bilhões de habitantes previstos para 2050”, disse Joseph Alcamo, cientista-chefe do Pnuma, que apresentou o relatório aos jornalistas.
Segundo ele, essa transição para uma produção de alimentos mais sustentável não é tão difícil de acontecer. “Por exemplo, se investirmos 1,06% do PIB global emagricultura sustentável a partir de 2015, poderemos ter até 50 milhões de novos empregos verdes no campo até 2050. É uma situação de ganha-ganha. Fortalecemos as bases ecológicas da agricultura e aumentamos a oferta de emprego, ou seja, esquentamos a economia”, apontou Alcamo.
Leia Mais

 

Olhar intenso esse do gavião-pega-macaco

Olhar intenso esse do gavião-pega-macaco. Hoje é Dia da Mata Atlântica, onde ele vive. Mas a floresta tem apenas 7% de sua composição original e é o hábitat de bichos em maior perigo de extinção.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

TEMOS NAS MÃOS UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE MÍDIA

TEMOS NAS MÃOS UMA EXCELENTE FERRAMENTA DE MÍDIA QUE É O FACEBOOK E O NOSSO BLOG!!! O BRASIL É NOSSO, NÓS OS ESCOLHEMOS PARA ADMINISTRAREM !!!

domingo, 17 de junho de 2012

Existem apenas duas maneiras de ver a vida

Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Em sua luz eu aprendi a amar.

Em sua luz eu aprendi a amar.
Em sua beleza, como fazer poemas.
Você dança dentro do meu peito,
onde ninguém vê.

Rumi

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Você vagueia de sala em sala

Você vagueia de sala em sala
A caça para o colar de diamantes
Que já está em torno de seu pescoço!

Jalal-Uddin Rumi

quarta-feira, 13 de junho de 2012

“A Rio + 20 tem tudo a ver com o que somos e com o que queremos ser”

Presidenta Dilma Rousseff discursa na cerimônia de criação da Comissão e do Comitê Nacional de Organização da Rio+20. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


“A nação brasileira de forma alguma pode abrir mão da proteção de suas florestas, dos seus recursos naturais, do desenvolvimento econômico e da inclusão de sua população nos frutos desse desenvolvimento”. Em um discurso muito aplaudido durante a cerimônia de criação da Comissão e do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), a presidenta Dilma Rousseff defendeu o desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e com o desafio da inclusão das populações mais pobres.
A presidenta trouxe ao Brasil “a missão histórica” de defender o desenvolvimento sustentável e deixou claro que é indissociável do crescimento econômico-ambiental a inclusão social. Exemplo desse tripé é o plano Brasil sem Miséria, lançado na semana passada, que trouxe para o Estado o dever de incluir a população que vive na extrema pobreza ao passo em que protege o meio ambiente. No Plano, foi lançado o inédito programa Bolsa Verde, que assegura remuneração às populações que estão em áreas de preservação ambiental; há ainda ações voltadas para o ambiente urbano, em que os catadores de materiais recicláveis e o tratamento e destinação do lixo são centro.
“Estou particularmente feliz por ter lançado o Brasil sem Miséria, que integra esse compromisso de sustentabilidade ao se propor a superar a extrema pobreza (…). Considero que, ao propor que a questão social seja também um elemento essencial dessa conferência, que o mundo também deu um grande passo porque percebeu que não basta o crescimento sem que os povos tenham seus direitos e acesso às riquezas que ele mesmo produz”, disse.

Mais informação acesse o site: http://blog.planalto.gov.br/%E2%80%9Ca-rio-20-tem-tudo-a-ver-com-o-que-somos-e-com-o-que-queremos-ser%E2%80%9D/

Encontro reunirá prefeitos das 40 maiores cidades do mundo

Espaço Humanidades 2012, uma estrutura de sete mil metros quadrados montada no Forte de Copacabana pela prefeitura do Rio de Janeiro para sediar eventos paralelos à Rio+20, foi inaugurado nesta segunda pelo vice-presidente Michel Temer. O principal evento no local será o C40, encontro dos 40 prefeitos das maiores cidades do mundo, liderados pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Um dos objetivos do encontro é a maior participação das cidades nas questões ambientais, quase sempre subordinadas a questões de estado e tratados internacionais.

Rio de Janeiro - O vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), inaugurou nesta segunda-feira (11) o espaço Humanidades 2012, uma estrutura de sete mil metros quadrados montada no Forte de Copacabana pela prefeitura do Rio de Janeiro para sediar eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que acontece de 13 a 22 no Riocentro.

Ao congratular as federações das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e de São Paulo (Fiesp), parceiras da prefeitura no projeto, pela iniciativa, Temer foi na contramão de ambientalistas e setores da sociedade civil ao afirmar que o Brasil dará lições de desenvolvimento sustentável durante o encontro da ONU. “O exemplo do nosso desenvolvimento é seríssimo. A retirada das pessoas da pobreza para a classe média e a luta da preservação do meio ambiente. Aliás, tudo de alguma maneira começou aqui no Rio em 92, e agora, 20 anos depois, quando se vai fazer uma avaliação, eu penso que ela é positiva”, disse o vice-presidente.

Para Temer, a avaliação da Eco 92 para cá é positiva porque “formou-se uma consciência de manutenção do meio ambiente de um lado, e ao lado dessa manutenção a ideia de tirar as pessoas da miséria para uma classe em que pudessem consumir sem alterar o meio ambiente”. Ainda de acordo com o peemedebista, saudado como presidente por duas vezes pelo prefeito Eduardo Paes, também peemedebista, durante a cerimônia, o Brasil dará exemplos de uma discussão madura sobre o meio ambiente nos debates do Riocentro. “Ainda há pouco demos o exemplo no chamado Código Florestal. Apesar de todos os debates, o governo tomou providências no sentido da preservação do meio ambiente sem esquecer-se, naturalmente, daqueles que produzem na terra. Esse exemplo deve ser seguido, e isso será pregado, para os países que estarão aqui no Brasil este mês”.

A cerimônia de inauguração do espaço que terá seminários temáticos e exposições abertas ao público durante toda a Rio+20 contou com uma homenagem ao empresário Eliezer Batista, ex-presidente da antiga companhia Vale do Rio Doce e ex-ministro das Minas e Energia no governo João Goulart, e um pomposo ato de “integração das humanidades”. Neste momento, os cerca de cem participantes presentes em mesas colocadas de forma circular apertariam cem botões vermelhos, quando um pêndulo fora do eixo deslizaria até seu eixo correto na mesa central da solenidade, simbolizando a “humanidade entrando nos eixos a partir da Rio + 20”. Dado o sinal pela cenógrafa Bia Lessa, os botões foram acionados, mas o pêndulo emperrou no meio do caminho, fazendo a música tema cantada por Maria Bethânia ser interrompida e a coreógrafa pedir que os presentes repetissem o movimento. Aperta e desaperta botão, cinco minutos depois o pêndulo entrou nos eixos.

Soluções locais
Pela manhã, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acompanhado dos presidentes da Firjan, Eduardo Gouvêa Vieira, e da Fiesp, Paulo Skaf, percorreram os diversos setores do Humanidades 2012. O principal evento no local será o C40, encontro dos 40 prefeitos das maiores cidades do mundo a partir do dia 19, liderados pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Um dos objetivos do encontro é a maior participação das cidades nas questões ambientais, quase sempre subordinadas a questões de estado e tratados internacionais.

Para Paes, a Rio+20 pode quebrar esse paradigma. “Aqui você vai ter encontro de prefeitos, encontro de governos locais, legisladores, técnicos e a sociedade civil do mundo inteiro debatendo, o que pode significar uma oportunidade de mudança fantástica”, afirmou. Segundo ele, “tem coisas que estão na mão dos prefeitos, e obviamente os prefeitos ganham uma importância muito grande, já que a maior parte da população do mundo vive nas cidades. E a gente vai anunciar decisões concretas aqui, vamos anunciar metas ambiciosas e decisões concretas em nome das 60 maiores cidades do mundo”.

Ao discorrer sobre o papel dos centros urbanos, o prefeito aproveitou para reafirmar que o Rio está preparado pare receber o evento das Nações Unidas, mas pediu a cooperação da população. “Faço mais um apelo aos cariocas. Especialmente na semana que vem, nós teremos dias confusos, então a gente pede para as pessoas evitarem esse corredor Barra-Zona Sul porque a gente terá mais de 100 chefes de estado circulando entre o Riocentro e a Zona Sul da cidade. Acho que todos os cariocas devem estar muito felizes de se tornarem o centro do mundo pelos próximos dez dias, mas isso pressupõe alguns ajustes que nós saberemos fazer”, disse ele.

Praia livre
No primeiro dia, o Humanidades 2012 realizou dois ciclos de palestras rápidas, com no máximo 18 minutos de duração cada. O TEDxRio+20 foi a perna carioca das conferências TED, que acontecem anualmente na Califórnia desde 1984 e têm como tema o poder humano para soluções criativas para problemas cada vez mais complexos. O II Gescom Praias discutiu a gestão compartilhada das praias, tema polêmico e apontado por movimentos da sociedade civil como um avanço da iniciativa privada em preceitos constitucionais, como o direito do cidadão de ir e vir.

Um dos anúncios feito durante o encontro foi a candidatura da Prainha, reduto de surfistas na Zona Oeste da cidade, à Bandeira Azul da ONG francesa Fundação para a Educação Ecológica (FEE), que é chancelada pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Para receber a bandeira a praia tem que ser aprovada por jurados nacionais e internacionais após cumprir uma lista de 33 itens ecológicos. Atualmente, no Brasil, a única praia que tem a Bandeira Azul é a do Tombo, no Guarujá, em São Paulo. Com a Bandeira Azul, a prefeitura que sedia a praia teria mais facilidades para financiamentos e projetos junto a órgãos internacionais.

Entusiasta do projeto, o prefeito Eduardo Paes disse que a Prainha deve servir como “cobaia” para outras certificações na cidade. “Primeiro você tem que tentar recuperar totalmente aqueles espaços que têm características mais virgens, e as praias da Zona Oeste da cidade estão muito na mão para esses projetos. Depois a gente caminha para as praias mais urbanas, elas vão demorar um pouco mais a conseguir este selo de qualidade. Acho que é um processo”, disse.

Questionado sobre as implementações para a candidatura da Prainha à Bandeira Azul, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, confirmou que a praia passará a contar com controle de acesso, inclusive com a instalação de guaritas, mas que elas serão exclusivas para veículos. Segundo Muniz, não haverá controle de pessoas no acesso à praia.

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20316

ESSE RAPAZ CERTAMENTE SERÁ UM GRANDE MUSICO

Todos nós temos dons e talentos, as vezes são difíceis de serem percebidos e postos em prática.

Anilice Schwarzer

terça-feira, 12 de junho de 2012

Nesse dia tão especial para o comercio

Nesse dia tão especial para o comercio. quero desejar a todos os enamorados, muitas felicidades.! o maior presente que um casal pode dar para o outro é respeito mutuo, cumplcidade , carinha e compreensão... amem-se muito.! se não pode comprar vinhos viníssimos tomem Q. suco! mas sejam felizes para sempre.. sem apelo comercial...
Fonte da Imagem: Facebook

O corpo humano é feito de sistemas que o mantém vivo

"O corpo humano é feito de sistemas que o mantém vivo. Tem o que lhe mantém respirando, e o que lhe mantém de pé, o que lhe faz sentir fome, e o que lhe faz feliz. Está tudo ligado. Tire uma peça do lugar e tudo desmorona. E é só quando nosso sistema parece falhar conosco, que percebemos o quanto dependíamos dele..."

(De "Grey's Anatomy")

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Afinidade é sentir

"A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades. Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Afinidade é não haver tempo mediando a vida. É uma vitória do adivinhado sobre o real. 
Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial. Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas. O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade. Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. É ficar conversando sem trocar palavras.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento. Afinidade é sentir com. Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo. Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado. Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios. Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo. É olhar e perceber. É mais calar do que falar, ou, quando é falar, jamais explicar: apenas afirmar. Afinidade é jamais sentir por. 
Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo. Mas quem sente com, avalia sem se contaminar. Compreende sem ocupar o lugar do outro. Aceita para poder questionar. Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar. Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidade vividas. 
Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar. E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado."

(Arthur da Távola)

domingo, 10 de junho de 2012

Fuzileiros navais da Marinha do Brasil invadiram o Quilombo Rio dos Macacos

Fuzileiros navais da Marinha do Brasil invadiram o Quilombo Rio dos Macacos para derrubar as casas dos quilombolas. As notícias dão conta de que os moradores resistiram dentro da casa, mas os fuzileiros, fortemente armados, montaram acampamento na frente ameaçando derrubar as casas com os moradores dentro. Os fuzileiros já haviam derrubado uma das paredes de uma das casas que caiu em cima de uma criança.
Os quilombolas pedem uma mobilização urgente para que essa notícia seja divulgada em todas as redes sociais comprometidas com a luta pela justiça. E que quem tem contato com órgãos de imprensa repasse a denúncia.
O Quilombo Rio dos Macacos, uma das comunidades mais antigas de descendentes de escravos no Brasil, mas os quilombolas estão ameaçados de despejo e cercados pela polícia militar. A ordem de reintegração de posse das suas terras, no estado da Bahia, onde vivem mais de 50 famílias, está a ser feita pela Marinha do Brasil e tinha data marcada para este domingo, conforme o Global Voices reportou a 21 de fevereiro.
No entanto, numa audiência realizada a 27 de fevereiro com o Governo Federal, ficou garantido em nota oficial que o despejo seria suspenso até a conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Porém a Marinha do Brasil e a Polícia Militar não respeitaram o prazo e está agredindo violentamente os quilombolas que resistem à desocupação.

“O Artigo 68 da Constituição de 1988 e o Decreto 4887/2003, garantem os direitos da ocupação secular da Comunidade”

A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero.

A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero.

Victor Hugo

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Belíssima poesia de Olavo Bilac! Sugestão de Fabiana Sanches.

´
Belíssima poesia de Olavo Bilac! Sugestão de Fabiana Sanches.

Ouvir Estrelas

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizes, quando não estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas".

terça-feira, 5 de junho de 2012

Árvore Sangue de Dragão

Uma das mais misteriosas árvores que existem, a árvore Sangue de Dragão é nativa do arquipélago de Socotra no oceano Índico e produz uma resina vermelha que é utilizada em corantes, batons, anti-sépticos bucal além de magia ritual e alquimia.

domingo, 3 de junho de 2012

Este é o PENSAR ALAGOINHAS.


Mais uma vez as lideranças de alagoinhas, deram seu testemunho de compromisso com esta cidade.
É público e notório que está surgindo no seio do povo o desejo da retomada da democracia e transparência. Em especial a governabilidade democrática e participativa.
Tenho a certeza que o povo alagoinhese anseia por transparência e prestação de contas.
Este é o PENSAR ALAGOINHAS.

Embulhe os chicletes antes de jogar fora!!!


sábado, 2 de junho de 2012

Vejam que ideia interessante para fazer com as crianças!

Vejam que ideia interessante para fazer com as crianças!
Além de organizarem os lápis, ainda aprendem que é possível a reutilização de produtos recicláveis ;)