quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Honduras: governo devolve um milhão de hectares de floresta a tribo indígena

Honduras: governo devolve um milhão de hectares de floresta a tribo indígena

Há 150 anos, a Inglaterra concedeu aos Misquitos das Honduras direitos sobre as suas próprias terras – infelizmente, esse acordo foi sempre desrespeitado. A situação prepara-se agora para mudar, já que o governo decidiu devolver-lhes oficialmente quase um milhão de hectares de floresta tropical, ao longo da costa do país. Os indígenas Misquitos são cerca de 200 mil e vivem em 128 comunidades nas florestas das Honduras e de Nicarágua.
Nas últimas décadas, as habitações florestais deste povo foram ameaçadas por especuladores de terras, madeireiras e produtores de gado que lá se instalaram ilegalmente, destruindo a floresta e criando pastagem de gado.
O Inhabitat explica que, entre 1990 e 2005, as Honduras perderam 37,1% das suas florestas – um dos mais altos índices de desflorestação da América Latina. Esta nova entrega de território permitirá, por fim, aos Misquitos, proteger legalmente as suas terras e até mesmo negociar tratados com as Nações Unidas.
Norvin Goff, presidente da Miskitu Asla Takanka, representante das tribos das Honduras, disse que o povo espera usar a sua nova posição para difundir a consciencialização a respeito das alterações climáticas. “Agora vamos ser capazes de ensinar aos outros como temos protegido as nossas florestas e os recursos naturais e beneficiar do nosso papel para ajudar o mundo, que quer desesperadamente parar de destruir as florestas, para que possamos diminuir as mudanças climáticas”, disse ele.

Fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/09/29/honduras-governo-devolve-um-milhao-de-hectares-de-floresta-a-tribo-indigena/

Nenhum comentário: