sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cultivo de flores muda a vida de quem tira da terra seu sustento

As flores exigem um sistema de produção organizado, eficiente, para despachar o produto com rapidez e o mínimo de danos à carga tão sensível. 

 

A viagem é longa, exatamente cinco horas de carro, para quem sai de Fortaleza. O Globo Repórter atravessou a Caatinga, até bem perto da divisa com o estado do Piauí. O lugar tem clima e vegetação bem diferentes do que estamos acostumados a ter no Sertão Nordestino.
Uma serra, onde chove mais do que no resto do Ceará, e as temperaturas também são menores. É a bonita Serra da Ibiapaba, uma formação rochosa que atinge quase mil metros de altitude.
Nas cidades da serra, como São Benedito, a vida simples do interior nordestino. A igreja na pracinha e a imagem do padroeiro, que recebe as preces dos devotos. Justamente lá, as rosas encontraram o ambiente ideal. As plantações na Serra da Ibiapaba ocupam uma área de quase cem campos de futebol. Elas chegaram há cerca de dez anos e provocaram mudanças.
Na região, as famílias sempre viveram da agricultura, plantando milho tomate mandioca feijão, trabalho duro e incerto, sem os benefícios e as garantias da carteira assinada. Mas quando as rosas chegaram a essa parte do Ceará trouxeram prosperidade. Despertaram nas pessoas a vontade de fazer planos e sonhar.
“Um grande sonho, uma emoção muito grande pra mim foi minha bicicleta que eu conquistei”, disse a supervisora de estufa Leidiane Azevedo.
Leidiane não tem mais a bicicleta, que comprou há nove anos, quando começou a trabalhar no cultivo de rosas. Ela agora anda de moto. É supervisora de estufa e coordena uma equipe de dez pessoas.
Na maior empresa de cultivo de flores de São Benedito, 80 mil rosas são colhidas por dia. Ao todo, 40% da produção vão direto para a venda em supermercados de sete capitais do país. As mulheres são maioria entre os funcionários, que vem de famílias humildes, nesta região ainda de muita pobreza.
O sustento da maioria das pessoas depende de pequenas roças. A equipe do Globo Repórter conheceu a família de Leidiane, que sempre viveu do que plantou.
“Você vendendo um dia de banana, um saquinho de batata, uma caixa de laranja e aquilo ali a pessoa vai vivendo”, afirmou o pai da Leidiane, José de Souza.
“Mas não conseguia ter planos, progredir?”, perguntou a repórter.
“Tinha não”, respondeu.
A pequena plantação da família é um exemplo das dificuldades enfrentadas pelos agricultores da região. Era em uma roça que Leidiane trabalhava, ajudando os pais.
“A gente não teve uma boa colheita, o milho não colheu de jeito nenhum, o feijão ainda deu pra colher um pouquinho, mas não foi tão bom, a mandioca que está se saindo um pouquinho melhor, mas também não está aquela coisa que você esperava. Já as rosas dão o ano todo, a gente colhe rosas duas vezes por dia”, ressaltou Leidiane.
Com economia e muito esforço, Leidiane conseguiu dar o que mais queria para os filhos Maicon e Maiara.
“Essa é minha casa, meu grande sonho que eu consegui realizar, construí ela agora em 2011 e futuramente quem sabe eu não posso comprar um carro?”, disse Leidiane.
Leidiane nunca saiu de São Benedito. Apesar de viver em um estado famoso por suas praias, aos 29 anos de idade ela nunca viu o mar.
“Vêm outras oportunidades e com certeza eu vou conhecer esse mar, eu vou tomar banho na praia, vou ver o mar de pertinho”, falou Leidiane.
Colhendo flores e sonhos realizados, Leidiane imagina o destino das rosas.
“Você chega de manhã, 7 horas da manhã. Você chega, já olha pra rosa já vê a rosa ali linda olhando pra você, esperando que você vá lá, colher. Quando você colhe, você sabe que ela vai passar pra outras pessoas e vai fazer a felicidade, vai ornamentar casamentos, festas, presentear. Então é ótimo, é maravilhoso trabalhar com rosas”, afirmou Leidiane.
Ao contrário do que aconteceu no Ceará, as flores e a prosperidade chegaram há muito tempo em uma cidade com jeito holandês. Holambra, no interior de São Paulo, ainda guarda as características dos colonizadores holandeses, o moinho, o estilo das casas, os hábitos dos imigrantes, que foram tentar a sorte lá, quando a Segunda Guerra Mundial arrasava a Europa.
Eles fundaram a cidade, que, até no nome, é uma mistura de Holanda, América e Brasil.
Os imigrantes primeiro plantaram legumes, criaram gado, mas essas tentativas não deram certo. Nos anos 60 com as novas tecnologias o plantio de flores levou para a colônia a tão esperada prosperidade. Mas a ligação com a Holanda continua. É de lá que vem muitas das chamadas matrizes de elite, mudinhas livres de vírus e de bactérias que deram origem a uma grande quantidade de begônias.
As novas espécies de lírios, hibiscos, antúrios e gérberas também chegaram da Holanda. São resultados de cruzamentos, criados em laboratórios. Lançamentos deste ano no leilão de Holambra, onde os negócios fechados geram renda para cerca de dez mil famílias da região.
Ivonete, funcionária de uma grande produtora de flores, há 13 anos sustenta dois filhos colhendo crisântemos. Antes, cortava cana.
“O que é melhor?”, perguntou a repórter.
“Ah, é mexer com flores”, respondeu Ivonete Garcia, agricultora.
“O que é diferente no trabalho? Não tem aquele facão perigoso?”, questionou a repórter.
“Você corre o risco de se machucar e eu não dava nem rendimento, na verdade. E eu adoro flores”, respondeu Ivonete.
A terra boa de Holambra atraiu agricultores do interior paulista, como Adilson, que veio da cidade de Aguaí, e também de outros estados, como a mulher dele, Edna, que nasceu em Tapejara, no Paraná. Eles cresceram plantando milho, algodão e café. Quando Adilson foi pra Holambra, trabalhou como encarregado num sítio e conheceu o cultivo de flores. Depois, conseguiu comprar seu pedaço de terra e montar uma estufa. Hoje é presidente de uma cooperativa de pequenos produtores.
“A gente conseguiu em 12 associados adquirir uma área de dois hectares cada um que a gente começou”, afirmou Adilson Machado, floricultor.
“Foi muita luta, muito trabalho, até levando as crianças pequenas pra ta ali junto da gente o tempo todo, dai a gente veio trabalhando devagarzinho e veio crescendo”, disse Edna Machado, esteticista.
“Daí a gente comprou uma casa, a gente tinha sonho de ter um computador, que apesar de simples, pra nossa realidade, estava distante, e se tornou realidade”, completou Adilson.
Com a renda gerada pelas flores Edna fez um curso de estética e hoje é sócia de um salão, com duas amigas.
“A gente tem uma clientela boa, fiel, então a gente vai tocando, trabalhando”, contou Edna.
Uma estradinha de terra liga a plantação de flores à casa de Adílson e Edna. As filhas dos lavradores de origem humilde querem chegar à faculdade, um ideal impossível na época de juventude dos pais. Mas agora, a família pode até fazer turismo.
“A gente tinha um sonho de conhecer outras cidades, por exemplo, o Rio de Janeiro, que a gente ouve falar de Copacabana, que a gente vê pela televisão muito bonito. A gente até está fazendo um pacote de viagem pra estar realizando, tudo isso aconteceu através do nosso plantio de flor”, explicou Edna.
Bem longe da sonhada Copacabana, quando cai a noite, os campos floridos do interior paulista mostram outras belezas. Os crisântemos recebem luz, pra que a haste cresça mais, antes do surgimento do botão.
As flores exigem um sistema de produção organizado, eficiente, para despachar o produto com rapidez e o mínimo de danos à carga tão sensível. As delicadas gérberas, depois de colhidas e colocadas em caixas, precisam ficar em tanques com água para manter o viço na viagem até o consumidor final.
Cada mudinha de antúrio leva quase um ano para florescer e ficar pronta para venda. Durante todo esse tempo a planta precisa de um ambiente com as mesmas condições do lugar onde costuma crescer na natureza. A floresta é substituída por muita tecnologia. Um painel tem indicadores que controlam a temperatura, a luz e a umidade nas estufas. E quando alguma dessas condições fica fora do padrão estabelecido, aqui dentro este aparelho faz uma ligação para o telefone do agrônomo responsável.
“E aí você tem que vir correndo pra cá?”, perguntou a repórter.
“Nem sempre. Dependendo do problema eu consigo resolver na minha casa, no meu computador. Tenho que ficar 24 horas por dia, já aconteceu de eu ter que levantar de madrugada pra resolver algum problema”, respondeu .
“A gente ganha uma flor e não imagina o trabalho que ela dá”, completou a repórter.
Quase a metade das flores e plantas ornamentais produzidas no país é negociada em um leilão, em Holambra, no interior de São Paulo. Em cerca de quatro horas, um milhão de plantas vendidas.
Os preços estipulados servem de referência para vários países da América do Sul. Ao contrário do que acontece nos outros leilões, este começa no valor maior, determinado pelo leiloeiro, e o preço vai caindo.
O comprador que espera pode levar mais barato ou ficar sem as flores que desejava, arrematadas antes pelo concorrente sentado em algum dos 300 lugares da tribuna.
Há cerca de três anos a cooperativa parou de vender para outros países, um reflexo da crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, e também da valorização do real. Mas em compensação os brasileiros passaram a consumir mais flores. As vendas por lá crescem em mádia 12% a cada ano.
A previsão agora para 2012 é de que sejam comercializados R$ 310 milhões em flores e plantas ornamentais. Pra gente ter uma ideia, isto significa a movimentação de 4,5 milhões de carrinhos de flores em um pátio. Por isso um enorme espaço está ficando pequeno pra este negocio. Para o ano que vem já estão previstas obras que vão ampliar em 40% a estrutura da cooperativa.

Fonte:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/07/cultivo-de-flores-muda-vida-de-quem-trabalha-na-terra.html

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Realidade da Educação

O esforço de transformação do sistema educacional deverá ser acompanhado, para ter êxito, por uma política intensa de geração de empregos e de promoção de investimentos. Fazer crer que a educação isoladamente é o maior desafio da sociedade brasileira sem associar a educação à necessidade de aumento da capacidade instalada e do emprego contribui para evitar o debate sobre a concentração de renda e de riqueza, e a urgência cada vez maior de promover sua desconcentração. O artigo é de Samuel Pinheiro Guimarães.

“Com a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB ficou provado que o ensino médio público no país não evoluiu em aspecto algum mantendo a mesma nota obtida em 2009, 3,4 numa escala de zero a 10”. Correio Braziliense, 19/8/12, pag. 12

“Mas a proporção dos que atingem um nível pleno de habilidades de leitura, escrita e matemática manteve-se praticamente inalterada entre 2001 e 2011, em torno de apenas 25%. No ensino médio, só 35% dos alunos são plenamente alfabetizados. Maria Alice Setubal, Folha de São Paulo, 15/8/12, pag. A3

“A nossa prioridade é levar a educação integral para as famílias e as regiões mais pobres”. Dilma Rousseff, 20/8/12


1. A educação é extremamente importante do ponto de vista do indivíduo, da sociedade e do Estado. Sua própria existência e seus resultados diferenciam o ser humano dos demais seres vivos.

2. A educação é o conjunto de processos pelos quais se formam o cidadão, o trabalhador, o ser humano.

3. A formação do cidadão se dá pela transmissão dos valores sociais de nacionalidade, de democracia, de igualdade racial e de gênero, de tolerância religiosa, de família e comunidade, de liberdade de expressão.

4. A formação dos trabalhadores se verifica pela transmissão de conhecimento científico e técnico que habilita o indivíduo a desempenhar tarefas produtivas desde aquelas de grande complexidade, tais como a pesquisa científica, até aquelas mais simples que o trabalhador não qualificado executa.

5. A formação do ser humano se faz pela transmissão e assimilação de conhecimentos culturais, de capacidade de apreciação das artes, das manifestações culturais, da filosofia.

6. Na sociedade brasileira, vários são os veículos pelos quais se verifica o processo de educação de crianças, jovens e adultos: a escola, a família, as igrejas, a televisão, a Internet e a rua.

7. A escola se encontra em situação extremamente difícil. A qualificação média dos professores é insuficiente e precária, sendo que há uma enorme maioria de professores “leigos”, isto é, sem formação profissional adequada. Os níveis salariais dos professores são em extremo baixos o que não permite atrair para esta missão indivíduos mais qualificados e submete os professores a jornadas de trabalho estafantes. As instalações escolares se encontram muitas vezes depredadas e o ambiente de convívio nas escolas pode ser desrespeitoso, conflituoso e até violento entre alunos e professores, em decorrência, em parte, da desvalorização social dos professores. Naturalmente, esta não é a situação das escolas de classe média, mas sim das escolas que frequenta a enorme maioria das crianças e jovens brasileiros.

8. A família no Brasil tem poucas condições de transmitir às crianças e aos jovens valores sociais e informações técnicas e culturais. Cerca de 35% das famílias, 22 milhões de lares, são chefiadas por mulheres em geral de baixa renda, de escassa formação educacional e cultural e que tem de trabalhar para manter sua prole, o que as mantém afastadas de suas residências a maior parte do dia. As crianças e os jovens muitas vezes não conhecem seus pais e vivem em ambientes em que predominam habitações precárias, sem saneamento básico, com nutrição e hábitos de higiene inadequados, de grande violência familiar e até de abuso sexual, com as consequências psíquicas daí resultantes.

9. As igrejas de diferentes denominações, com honrosas exceções, difundem e perpetuam preconceitos sociais e sexuais e a desinformação científica como, por exemplo, teorias criacionistas e, às vezes, chegam a estimular o antagonismo religioso, em especial contra as religiões de origem africana. Em alguns casos, pela sua ênfase na exaltação do sucesso, simbolizado pela aquisição de riqueza, contribuem para o enraizamento do individualismo enquanto outras, com sua ênfase na salvação eterna e na aceitação da situação social de desigualdade, são essencialmente conservadoras em uma sociedade que, por suas características, requer grandes transformações.

10. A televisão, como veículo do processo educacional em seu sentido mais amplo, pode ser classificada em TV aberta e TV por assinatura. A principal questão relativa à televisão é a posição hegemônica da TV Globo e de sua rede de repetidoras.

11. A TV aberta é, acima de tudo, uma máquina de propaganda de consumo. Os programas são, em realidade, apenas os intervalos em um fluxo de propaganda que almejaria ser contínuo. Em grande parte, esta propaganda se refere a automóveis, a supermercados, a cosméticos, a bancos e a cerveja. A propaganda é altamente individualista, procurando uma nítida associação do produto ao sucesso sexual e afetivo. Os programas podem ser classificados em programas de auditório, transmissão de eventos esportivos, noticiários, novelas, filmes. Os programas de auditório exibem raridades humanas, comportamentos esdrúxulos, ridicularização de indivíduos, concursos de prêmios. A transmissão de eventos esportivos, do futebol às artes marciais, corresponde ao que os romanos designavam de circo. Os programas de noticiário dão ênfase a crimes, a casos de corrupção, a eventos esportivos.

O noticiário internacional é normalmente pautado pelas agências de notícias estrangeiras, reproduzindo seu material. O patrocínio dos noticiários é feito maciçamente por instituições financeiras o que garante razoável “proteção” contra críticas, em especial nessa época de crise e crimes financeiros. As novelas são o que há de melhor na TV aberta, garantindo um contraponto à maciça divulgação de filmes de baixa qualidade, seriados e programas estrangeiros, esmagadoramente americanos.

12. Na TV por assinatura, a que tem acesso cerca de 50 milhões de brasileiros, a programação é maciçamente de filmes americanos, com alguns canais de noticiário, entre eles a GloboNews, com todo o seu efeito sobre a formação do imaginário e a transmissão de valores e de comportamentos.

13. O brasileiro em média dedica à televisão cerca de cinco horas por dia. Há que fazer duas qualificações. Há aparelhos de televisão que ficam ligados sem que os programas estejam sendo assistidos e há pessoas que assistem efetivamente a mais de cinco horas diárias de TV. 60% das crianças e de jovens até 17 anos, antes ou ao voltar da escola, se dedicam a assistir televisão e sua média efetiva de assistência é de mais de três horas por dia.

14. A Internet, saudada em seu início como um extraordinário avanço nas comunicações, tem efeitos contraditórios, do ponto de vista educacional. De um lado, certamente propicia acesso rápido a informações as mais variadas. De outro lado, se tornou campo de atividades criminosas como a pedofilia, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo, o tráfico de drogas etc. Além disto, do ponto de vista das crianças e dos jovens, a Internet ocupa um espaço extraordinário em seu tempo fora da escola devido a sua sedução narcísica pelas redes sociais tais como Facebook, Orkut e outras.

15. Finalmente, a rua. Nela, onde as crianças e os jovens, principalmente os mais pobres, em ambientes física e culturalmente degradados, adquirem hábitos de violência, de criminalidade, de tráfico e consumo de drogas etc. A violência na rua é a regra e ali se transmitem “valores”, que certamente não são os melhores, tais como a esperteza, a malandragem, a força, mas nenhuma informação positiva sobre cidadania, trabalho ou cultura.

16. Na concorrência com a rua, a Internet e a televisão, a escola certamente perde pela dificuldade natural do processo de aprendizado, pela atração do entretenimento fácil da TV, e do narcisismo individualista da Internet e pela desconexão entre o que se ensina na escola e a percepção de sua utilidade pelos alunos.

17. Como não há mesmo no médio prazo possibilidade razoável de modificar o padrão dos programas de televisão, o conteúdo veiculado pela Internet e o nível cultural das famílias a solução para o aperfeiçoamento do processo educativo é a adoção gradual do ensino em tempo integral.

18. A escola em tempo integral permitiria afastar a criança e o jovem da televisão, da Internet e da rua. Em segundo lugar, a própria produtividade seria afetada, pois as mães trabalhadoras estariam mais tranquilas quanto ao que ocorre com seus filhos enquanto elas trabalham. As crianças e os jovens poderiam fazer seus trabalhos escolares, adquirir a disciplina necessária ao estudo e ter na própria escola aulas de recuperação, de suporte e de reforço. Não se trata de implantar regime de horário integral apenas para as crianças e jovens fazerem esportes, ainda que isto seja importante, mas sim para algo essencial: para estudar e aprender.

19. A escola em horário integral não pode ser implementada de uma só vez em todo o Brasil devido ao seu custo e à necessidade de aperfeiçoamento e treinamento dos professores. Seria necessária a organização dessas escolas gradualmente e definir um programa de implantação com acesso democrático a todos as crianças e jovens, com preferência, mas não exclusivamente, para aqueles de menor renda, os afrodescendentes e as mulheres.

20. Naturalmente, enquanto não for definida a carreira de professor com salários correspondentes à importância de sua atividade, a escola de boa qualidade, em horário integral ou não, continuará a ser um privilégio dos brasileiros abastados.

21. O programa do Ministério da Educação de escolas em tempo integral, de sete horas por dia denominado Mais Educação, atende a um total de três milhões de alunos do ensino fundamental, isto é, do 1º ao 9º ano. Há um longo caminho a percorrer, em quantidade e qualidade, pois são 51 milhões de crianças e jovens que se encontram matriculados no ensino fundamental e médio.

22. A educação é extremamente importante para cada indivíduo e para a sociedade. O esforço de transformação do sistema educacional deverá ser acompanhado, para ter êxito, por uma política intensa de geração de empregos e, portanto, de promoção de investimentos. Cada indivíduo certamente poderá melhorar seu nível de renda caso venha a habilitar-se, venha a se educar. Para o conjunto da população, para a população como um todo, a educação isoladamente não leva à melhoria do seu nível de renda médio.

23. O nível de renda médio depende do aumento da produção; o aumento da produção depende do aumento da capacidade instalada, isto é, do número de fábricas, da extensão da área cultivada, do número de empresas de serviços etc.

24. Esta expansão de capacidade produtiva, o que acarretaria em princípio o aumento do emprego, é necessária para que as pessoas que se educam isto é, que se capacitam, venham a encontrar oportunidades de emprego, isto é, encontrem postos de trabalho onde produzir e receber um salário.

25. Caso isto não ocorra, caso a capacidade instalada permaneça igual, apenas haveria uma substituição de trabalhadores, os mais qualificados obtendo os empregos, enquanto que o número total de trabalhadores empregados e a renda média permaneceriam os mesmos. Talvez, até ocorresse um aumento do lucro das empresas na medida em que os trabalhadores, ao se tornarem mais qualificados, aumentassem sua produtividade, já que este aumento de produtividade não corresponderia necessariamente que a um aumento de seus salários.

26. Fazer crer que a educação isoladamente é o maior desafio da sociedade brasileira sem associar a educação à necessidade de aumento da capacidade instalada e do emprego contribui para evitar o debate sobre a concentração de renda e de riqueza, e a urgência cada vez maior de promover sua desconcentração, etapa indispensável para construir um verdadeiro Brasil Maior. 

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20783

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro reunirá prefeitos das 40 maiores cidades do mundo

Espaço Humanidades 2012, uma estrutura de sete mil metros quadrados montada no Forte de Copacabana pela prefeitura do Rio de Janeiro para sediar eventos paralelos à Rio+20, foi inaugurado nesta segunda pelo vice-presidente Michel Temer. O principal evento no local será o C40, encontro dos 40 prefeitos das maiores cidades do mundo, liderados pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Um dos objetivos do encontro é a maior participação das cidades nas questões ambientais, quase sempre subordinadas a questões de estado e tratados internacionais.

Rio de Janeiro - O vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), inaugurou nesta segunda-feira (11) o espaço Humanidades 2012, uma estrutura de sete mil metros quadrados montada no Forte de Copacabana pela prefeitura do Rio de Janeiro para sediar eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que acontece de 13 a 22 no Riocentro.

Ao congratular as federações das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e de São Paulo (Fiesp), parceiras da prefeitura no projeto, pela iniciativa, Temer foi na contramão de ambientalistas e setores da sociedade civil ao afirmar que o Brasil dará lições de desenvolvimento sustentável durante o encontro da ONU. “O exemplo do nosso desenvolvimento é seríssimo. A retirada das pessoas da pobreza para a classe média e a luta da preservação do meio ambiente. Aliás, tudo de alguma maneira começou aqui no Rio em 92, e agora, 20 anos depois, quando se vai fazer uma avaliação, eu penso que ela é positiva”, disse o vice-presidente.

Para Temer, a avaliação da Eco 92 para cá é positiva porque “formou-se uma consciência de manutenção do meio ambiente de um lado, e ao lado dessa manutenção a ideia de tirar as pessoas da miséria para uma classe em que pudessem consumir sem alterar o meio ambiente”. Ainda de acordo com o peemedebista, saudado como presidente por duas vezes pelo prefeito Eduardo Paes, também peemedebista, durante a cerimônia, o Brasil dará exemplos de uma discussão madura sobre o meio ambiente nos debates do Riocentro. “Ainda há pouco demos o exemplo no chamado Código Florestal. Apesar de todos os debates, o governo tomou providências no sentido da preservação do meio ambiente sem esquecer-se, naturalmente, daqueles que produzem na terra. Esse exemplo deve ser seguido, e isso será pregado, para os países que estarão aqui no Brasil este mês”.

A cerimônia de inauguração do espaço que terá seminários temáticos e exposições abertas ao público durante toda a Rio+20 contou com uma homenagem ao empresário Eliezer Batista, ex-presidente da antiga companhia Vale do Rio Doce e ex-ministro das Minas e Energia no governo João Goulart, e um pomposo ato de “integração das humanidades”. Neste momento, os cerca de cem participantes presentes em mesas colocadas de forma circular apertariam cem botões vermelhos, quando um pêndulo fora do eixo deslizaria até seu eixo correto na mesa central da solenidade, simbolizando a “humanidade entrando nos eixos a partir da Rio + 20”. Dado o sinal pela cenógrafa Bia Lessa, os botões foram acionados, mas o pêndulo emperrou no meio do caminho, fazendo a música tema cantada por Maria Bethânia ser interrompida e a coreógrafa pedir que os presentes repetissem o movimento. Aperta e desaperta botão, cinco minutos depois o pêndulo entrou nos eixos.

Soluções locais
Pela manhã, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acompanhado dos presidentes da Firjan, Eduardo Gouvêa Vieira, e da Fiesp, Paulo Skaf, percorreram os diversos setores do Humanidades 2012. O principal evento no local será o C40, encontro dos 40 prefeitos das maiores cidades do mundo a partir do dia 19, liderados pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Um dos objetivos do encontro é a maior participação das cidades nas questões ambientais, quase sempre subordinadas a questões de estado e tratados internacionais.

Para Paes, a Rio+20 pode quebrar esse paradigma. “Aqui você vai ter encontro de prefeitos, encontro de governos locais, legisladores, técnicos e a sociedade civil do mundo inteiro debatendo, o que pode significar uma oportunidade de mudança fantástica”, afirmou. Segundo ele, “tem coisas que estão na mão dos prefeitos, e obviamente os prefeitos ganham uma importância muito grande, já que a maior parte da população do mundo vive nas cidades. E a gente vai anunciar decisões concretas aqui, vamos anunciar metas ambiciosas e decisões concretas em nome das 60 maiores cidades do mundo”.

Ao discorrer sobre o papel dos centros urbanos, o prefeito aproveitou para reafirmar que o Rio está preparado pare receber o evento das Nações Unidas, mas pediu a cooperação da população. “Faço mais um apelo aos cariocas. Especialmente na semana que vem, nós teremos dias confusos, então a gente pede para as pessoas evitarem esse corredor Barra-Zona Sul porque a gente terá mais de 100 chefes de estado circulando entre o Riocentro e a Zona Sul da cidade. Acho que todos os cariocas devem estar muito felizes de se tornarem o centro do mundo pelos próximos dez dias, mas isso pressupõe alguns ajustes que nós saberemos fazer”, disse ele.

Praia livre
No primeiro dia, o Humanidades 2012 realizou dois ciclos de palestras rápidas, com no máximo 18 minutos de duração cada. O TEDxRio+20 foi a perna carioca das conferências TED, que acontecem anualmente na Califórnia desde 1984 e têm como tema o poder humano para soluções criativas para problemas cada vez mais complexos. O II Gescom Praias discutiu a gestão compartilhada das praias, tema polêmico e apontado por movimentos da sociedade civil como um avanço da iniciativa privada em preceitos constitucionais, como o direito do cidadão de ir e vir.

Um dos anúncios feito durante o encontro foi a candidatura da Prainha, reduto de surfistas na Zona Oeste da cidade, à Bandeira Azul da ONG francesa Fundação para a Educação Ecológica (FEE), que é chancelada pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Para receber a bandeira a praia tem que ser aprovada por jurados nacionais e internacionais após cumprir uma lista de 33 itens ecológicos. Atualmente, no Brasil, a única praia que tem a Bandeira Azul é a do Tombo, no Guarujá, em São Paulo. Com a Bandeira Azul, a prefeitura que sedia a praia teria mais facilidades para financiamentos e projetos junto a órgãos internacionais.

Entusiasta do projeto, o prefeito Eduardo Paes disse que a Prainha deve servir como “cobaia” para outras certificações na cidade. “Primeiro você tem que tentar recuperar totalmente aqueles espaços que têm características mais virgens, e as praias da Zona Oeste da cidade estão muito na mão para esses projetos. Depois a gente caminha para as praias mais urbanas, elas vão demorar um pouco mais a conseguir este selo de qualidade. Acho que é um processo”, disse.

Questionado sobre as implementações para a candidatura da Prainha à Bandeira Azul, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, confirmou que a praia passará a contar com controle de acesso, inclusive com a instalação de guaritas, mas que elas serão exclusivas para veículos. Segundo Muniz, não haverá controle de pessoas no acesso à praia.


Fotos: Antonio Batalha (www.humanidades2012.net)

Fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20316 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alagoinhas: Educação tem pior desempenho do país

Mesmo com mais recursos, o ensino da rede municipal de educação piorou e não atingiu mais uma vez a meta no IDEB, estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado de 2011 foi divulgado este mês pelo ministério, apontando a cidade de Alagoinhas como a “maior piora” de desempenho do país, com queda de 15%. A classificação foi revelada pela revista VEJA na edição desta semana e considera os números apresentados pelo Ministério da Educação. De 3,4 em 2007, as escolas da 8ª Série/9º ano foram avaliadas com nota média 2,9, abaixo da meta estabelecida, que era de 3,2.
É a segunda vez que o município não consegue atingir a meta. Os resultados de 2009 e 2011 ficaram abaixo do ideal e podem comprometer os avanços conquistados durante o governo Joseildo. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. O resultado é apresentado numa escala de zero a dez
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6,0 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Consultorias
Com mais de R$ 30 milhões anuais para a educação, o resultado do IDEB revela que a prefeitura preferiu investir mais em propaganda e em consultorias do que propriamente na qualidade do ensino. Enquanto Joseildo gastou R$ 50 mil em consultorias durante todo o ano de 2008, somente até maio deste ano, o prefeito atual tirou do orçamento da educação R$ 2,5 milhões para consultorias e R$ 1,4 milhão para propaganda.

Fonte: http://www.joseildo13.com.br/campanha/?p=1136

Regras para eleições


Receba Notícias do BN Nome E-mail * Samuel Celestino 28/08/2012 - 13:52 Geddel: segundo turno sem preconceito Embora estejamos no início da campanha eleitoral através dos meios eletrônicos – tevê e rádio – e naturalmente tudo pode acontecer até as eleições, o vice-presidente da Caixa Econômica para Pessoa Jurídica, Geddel Vieira Lima, revela que observa as campanhas sem nenhum preconceito. 28/08/2012 - 09:19 O PT balança na campanha O PT experimenta, depois de sua ascensão com Lula em 2002, um período de dificuldades que pode ser extrema, ou não, a depender da campanha eleitoral em andamento. Veja mais Pérola do dia Hamilton Assis “Eu quero ser franco. Não somos a palmatória do mundo, mas eles não têm transparência e não fazem autocrítica.” Candidato do PSOL a prefeito de Salvador, ao negar apoio a qualquer um dos adversários nas eleições, caso haja um eventual segundo turno. Veja mais Francamente Ministro promete verbas caso petista seja eleito Esta na hora de acabar com essa postura que esses políticos corruptos tem adotado. Eles tem que entender que os recursos saopublicos e nao de partidos que estao na gestao. Ministério Publico Federal e Estaduais tem que tomar posições serias quanto a esse tipo de postura. Herbes Costa 28/08/2012 - 20:22 Herbes Costa Mário Kertész apresenta ao trade turístico projeto de governo 'Orla 24 Horas' A orla pede socorro a muito tempo, precisamos de projetos assim pra mudar em 200% o visual e a utilidade do espaço, que ta caindo em desgraça! Gostei do projeto, acho que a cidade toda ta merecendo essa repaginação e essa modificação de planos! 28/08/2012 - 18:50 Sandoval Veja mais Entrevistas ACM Neto Na segunda rodada de entrevistas do Bahia Notícias com os candidatos a prefeito de Salvador, o postulante do DEM, ACM Neto, fala das suas propostas, dos principais desafios para enfrentar a cidade e cutuca os seus principais adversários: Nelson Pelegrino (PT) e Mário Kertész (PMDB). No entendimento do democrata, a próxima gestão tem a obrigação de “colocar ordem na casa”. Entre os seus projetos, o prefeiturável conta como pretende modificar o turismo, auxiliar o Estado na política de segurança pública, inclusive com a Guarda Municipal armada, e detalha “com que roupa” pretende aumentar a arrecadação do município para que a administração da capital baiana possa caminhar com pernas próprias. Sobre o debate de quem teve a maior participação nos oito anos de mandato do prefeito João Henrique, Neto disparou: “O PT teve quatro secretarias com João Henrique, sendo que a mais emblemática é a Secretaria da Saúde que, inclusive, projetou a prefeitura para as páginas policiais”. Veja mais Multimidia Tatau convida para gravação do CD ao vivo do Ara Ketu Evento acontece dia 30 de agosto na Concha Acústica do TCA Veja mais Terça, 28 de Agosto de 2012 - 21:30 MP articulará ação para combater transporte clandestino no aeroporto de Salvador MP articulará ação para combater transporte clandestino no aeroporto de Salvador Foto: DIvulgação Uma ação integrada e sistêmica de órgãos da prefeitura de Salvador, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), por meio da Polícia Militar, deve começar a ser desenvolvida para combate à prática do transporte clandestino de passageiros no aeroporto da capital baiana. Em setembro, o Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp), do Ministério Público Estadual, realizará uma reunião com as secretarias municipais de Transporte (Setin) e de Serviços Públicos (Sesp), Superintendência de Trânsito (Transalvador) e Procuradoria da Infraero para tentar viabilizar a assinatura de um Termo de Cooperação. Segundo o coordenador do Ceosp, promotor de Justiça Geder Gomes, é possível estabelecer uma articulação entre órgãos do Estado e do Município para desenvolver uma atuação conjunta de enfrentamento à problemática. Para a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), promotora de Justiça Heliete Viana, a Lei Orgânica do Município prevê a possibilidade de atuação da Guarda Municipal em caráter subsidiário para área de trânsito. Em sua avaliação, não há norma que impeça a Transalvador de atuar na fiscalização. O promotor de Justiça Solon Dias requisitou a abertura de inquérito policial à Delegacia de Defesa do Consumidor para apurar as notícias de agressões físicas, fraudes em autorizações para transporte de passageiros e crimes contras as relações de consumo. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 21:10 Guaratinga: Violência gerada por disputa política faz juiz solicitar reforço na segurança municipal O juiz da 189ª Zona Eleitoral, Heitor Awi Machado de Attayde, determinou nesta terça-feira (28) o reforço da segurança pública no município de Guaratinga, no extremo sul baiano. A decisão foi tomada após militantes e simpatizantes da candidatura de Ademar Pinto (PMDB) sofrerem agressões. O juiz zonal solicitou ao coordenador da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (23ª Coorpin), Evi Paternostro, a imediata designação de um delegado titular para a cidade. Na segunda-feira (20) da semana anterior ao despacho, militantes do peemedebista foram agredidos, durante uma passeata, supostamente por correligionários do candidato Kenoel Viana Cerqueira (PV). A agressão que foi registrada em Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia local e oficiada ao juiz, que determinou ainda ao Cartório Eleitoral comunicar a situação de iminente violência por parte do grupo político, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), ao procurador-geral de Justiça, ao secretário de Segurança Pública e à Polícia Federal em Porto Seguro. Clique aqui e aqui para ler o despacho na íntegra. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 20:50 Lençóis: Justiça Eleitoral julga recurso interposto por prefeito e defere candidatura O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia julgou procedente o recurso interposto pelo atual prefeito e candidato à reeleição em Lençóis, na Chapada Diamantina, Marcos Airton Alves de Araujo (PRB), e pelo seu postulante a vice, Felipe Sá Dourado Santos, e deferiu os seus registros de candidatura. O gestor teve sua candidatura impugnada por ter suas contas relativas ao exercício financeiro de 2009 rejeitadas pela Câmara Municipal. Segundo o relator do processo, o juiz Cássio Miranda, o caso é diferente dos demais já julgados pela Corte, uma vez que a prestação questionada foi aprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em uma análise técnico-jurídica. Segundo a decisão emitida nesta terça-feira (28) pela Justiça, as condutas impugnadas pelo órgão legislativo não configuram ato doloso de improbidade administrativa, tampouco materializam vício insanável, requisitos essenciais para a declaração de inelegibilidade pleiteada, de acordo com o magistrado. Para o advogado de defesa da coligação que entrou com recurso, Fabrício Bastos, se a Justiça assumisse posição diferente seria um "esvaziamento dos poderes constitucionais do TCM". Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 20:30 Oito estabelecimentos da área de saúde são autuados pela Sucom Oito estabelecimentos da área de saúde são autuados pela Sucom Os fiscais também emitiram 12 notificações. Foto: Divulgação Oito estabelecimentos da área de saúde foram autuados pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) em operação realizada nesta terça-feira (28). Do total, cinco foram por exibição de publicidade irregular, dois por exercício de atividade sem licença e um por não apresentação dos alvarás de publicidade e funcionamento. Os fiscais também emitiram 12 notificações: sete para regularização do alvará de publicidade, uma para remoção de letreiro, três para regularização dos alvarás de funcionamento e publicidade, e renovação do Termo de Viabilidade de Localização (TVL), e uma para revisão de publicidade. Segundo a Sucom, os responsáveis pelos estabelecimentos têm dez dias para apresentar a defesa do auto de infração e 48 horas para atender às notificações. A ação aconteceu nos bairros de Brotas, Federação e Canela. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 20:10 ACM Neto apresenta programa de governo na OAB-BA ACM Neto apresenta programa de governo na OAB-BA Foto: Valter Pontes/ Divulgação O candidato à prefeitura de Salvador ACM Neto (DEM) foi o primeiro a se apresentar no encontro promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). Durante a reunião, que aconteceu na tarde desta terça-feira (28), o prefeiturável apresentou quatro pontos do seu projeto de governo classificados como urgentes. “Tenho programas consistentes para resolver o caos da saúde pública, vou criar a Secretaria da Ordem Pública e Prevenção à Violência, investir em obras para desafogar o trânsito e implantar escolas com dois turnos de funcionamento para melhorar a qualidade da nossa educação”, promeetu. Recebido pelo presidente da OAB-BA, Saul Quadros, pelo secretário-geral, Nei Viana, e pelo secretário-adjunto, André Godinho, o democrata se comprometeu também em equipar e armar a Guarda Municipal e aumentar de 40 para 400 o número de câmeras de viodeomonitoramento. Ao ser indagado sobre os últimos problemas jurídicos acontecidos na cidade, Neto disse que todas as decisões tomadas no âmbito municipal terão como vertentes os aspectos social, econômico e ambiental. “Nada pior para a esfera pública do que a insegurança jurídica”, pontuou. O postulante aproveitou o evento para anunciar que, se eleito, pretende realizar concurso público para contratação de auditores e que vai modernizar a Secretaria da Fazenda. “A secretaria funciona no modelo dos anos 1990. Não dá mais. É preciso investir em tecnologia para melhorar a arrecadação municipal. E dá para melhorar a arrecadação sem aumentar um centavo de imposto. Basta cobrar de quem deve muito e não paga”, disse. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 19:50 Previdência concede salário-maternidade a homem em decisão inédita O Ministério da Previdência Social reconheceu nesta terça-feira (28) o direito de um homem receber salário-maternidade por 120 dias. O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) julgou a questão de dois pais adotantes, em união homoafetiva, que receberão o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi inédita, no âmbito administrativo do órgão, e não pode mais ser contestada pelo INSS, exceto na Justiça. Na legislação, o salário-maternidade é pago à mulher segurada em decorrência do parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção pelo período de 120 dias. Segundo a presidente da 1ª Câmara de Julgamento do CRPS, Ana Cristina Evangelista, que presidiu o julgamento, as quatro conselheiras que participaram do processo votaram em unanimidade pelo direito de os pais receberem o benefício, baseadas na análise da Constituição e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com Ana Cristina, não significa que o direito ao salário-maternidade é extensivo a todos os pais que se enquadrarem em situação semelhante. A legislação previdenciária segue sem contemplar os pais com a remuneração, o que seria uma espécie de “salário-paternidade”, segundo Ana Cristina. Os interessados terão que pleitear o direito e as situações serão analisadas caso a caso. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 19:30 Sento Sé: PRE-BA pede investigação de suposta ameaça de morte contra chefe de cartório eleitoral Uma suposta ameaça de morte contra um servidor do cartório eleitoral de Sento Sé, no norte baiano, levou a Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA) a solicitar à Polícia Federal a instauração de um inquérito para apurar o caso. O servidor, que é chefe do cartório eleitoral do município, foi supostamente ameaçado de morte por meio de um telefonema que recebeu em seu local de trabalho no início deste mês. Segundo a PRE, o autor da ligação fez ameaças ao funcionário público, relativas ao desempenho de suas atividades laborais e disse para tomar cuidado, pois “sentiria na pele”. A PRE, através do procurador regional eleitoral Sidney Madruga, ainda solicitou que o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos adote as providências cabíveis. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 19:10 Candeias: Governo investirá R$ 15,1 mi em construção de anel viário Candeias: Governo investirá R$ 15,1 mi em construção de anel viário Foto: Reprodução / Bahia na Mídia A ordem de serviço para a construção do anel viário de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, será assinada nesta quarta-feira (29) pelo governador Jaques Wagner. Com extensão de 13 quilômetros, a obra beneficiará 175 mil moradores dos municípios de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde, inclusive o povoado de Mataripe. De acordo com o governo, serão investidos R$ 15,1 milhões na obra, que teve o projeto desenvolvido pela Petrobras. A construção ficará sob a responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 18:50 Milhares de peças para celulares são apreendidos no Aeroporto de Salvador Uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal (PF) apreendeu mais de 7 mil peças para aparelhos celulares no Aeroporto Internacional de Salvador. As mercadorias eram transportadas por dois passageiros em voo oriundo de Guarulhos, em São Paulo. O casal era monitorado por compra irregular de passagem aérea e, ao localizá-lo no voo, a PF encaminhou a informação à Receita, que inspecionou as bagagens na madrugada do último sábado (25). Os suspeitos carregavam 200 kg de bagagens em três volumes. Foram encontrados com eles itens para uso na montagem de celulares, iPads e tablets, o que totalizou, aproximadamente, mil carcaças de celulares, 5 mil baterias, 300 telas de LCD, entre outros acessórios, como fones de ouvido, telas para iPhone e celulares. A dupla será intimada a apresentar a documentação fiscal das mercadorias. De acordo com a Receita Federal, se a solicitação não for atendida no prazo determinado, será aplicada a pena de perdimento dos produtos e os responsáveis serão representados ao Ministério Público Federal por crime de descaminho. As mercadorias ficarão aos cuidados da Receita. Após a aplicação da pena de perdimento, o material poderá ser destinado a leilão ou incorporação. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 18:40 Promoção: O BN te leva para curtir o Sauípe Folia 2012! Promoção: O BN te leva para curtir o Sauípe Folia 2012! Com uma grade de atrações imperdíveis e realizado em um lugar paradisíaco, o Sauípe Folia chega à sua 11ª edição com apresentações que se revezam em trios e palcos. Para a alegria do folião, o Bahia Notícias sorteará dois pares de convites para o primeiro dia do evento (quinta-feira, 6 de setembro), com shows de Tomate (trio), Jorge e Mateus (arena) e Filhos de Jorge (arena). Saiba como participar aqui! Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 18:25 Regularização fundiária será menos burocrática, avalia deputado Cerca de 15 mil títulos de terra para trabalhadores da agricultura familiar foram entregues na tarde desta terça-feira (28) pelo governo do Estado. Para o deputado estadual Marcelino Galo (PT), a regularização fundiária será menos burocrática. “Com o decreto assinado pelo governador Wagner neste mês de agosto, os agricultores familiares não precisarão de documentos em cartórios, basta um ofício de autodeclaração do agricultor para reconhecimento do título de terra. Antes, o processo era muito burocrático”, afirma o petista. A regularização fundiária garante a obtenção de licenciamento ambiental, além do acesso ao crédito rural e à assistência técnica. “Agora ficou mais fácil para os produtores rurais do interior do estado realizarem o sonho de ter o documento de posse da terra em mãos”, completa o parlamentar petista. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 18:05 Lojas de brinquedos são atuadas em fiscalização conjunta Lojas de brinquedos são atuadas em fiscalização conjunta Foto: Divulgação Lojas que comercializam produtos infantis localizadas no Salvador Norte Shopping foram alvo de fiscalização nesta terça-feira (28). Em uma ação conjunta, o Procon, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) notificaram os estabelecimentos Anne Presentes e as Lojas Americanas pela venda de produtos com irregularidades. A operação teve início na última quinta-feira (23), após denúncias de consumidores, e vistoriou ainda as lojas Luly Presentes e B-Mart Brinquedos, que não possuíam irregularidades. Na Anne Presentes, foram encontrados brinquedos com preço em duplicidade, produtos em promoção com o valor maior do que o real e brinquedos sem tradução para língua portuguesa. Nas Lojas Americanas foram encontrados brinquedos sem preço e propaganda enganosa no encarte publicitário, além de diversos produtos com preços duplicados. Segundo a superintendente do Procon na Bahia, Gracieli Leal, os pais devem ficar atentos aos brinquedos que compram para os filhos. “É importante verificar se os produtos contêm todas as informações necessárias, como faixa etária, orientações sobre o uso, contraindicações, advertências e, principalmente, o selo do INMETRo”, ressalta. Pela grande quantidade de problemas encontrados, as Lojas Americanas terá o prazo de dez dias para apresentar defesa. Já a Anne Presentes recebeu o ato de constatação e deverá sanar as irregularidades encontradas dentro do prazo de três dias. Os responsáveis pelas empresas responderão a procedimento policial. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 17:45 Lula aparece em novo vídeo de apoio a Pelegrino O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a pedir voto para a campanha do correligionário Nelson Pelegrino, que concorre à prefeitura da capital baiana. “Para governar uma cidade como Salvador, é importante um prefeito que trabalhe afinado com o governo federal e o do estado e esse cara é o Pelegrino”, defende o ex-presidente. A metrópole baiana é uma das dez capitais em que Lula pretende fazer campanha de olho nas eleições de outubro. Comentar Terça, 28 de Agosto de 2012 - 17:40 Eliana Calmon lamenta baixo resultado dos mutirões carcerários

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, considerou baixa a quantidade de alvarás de soltura concedidos por meio de mutirões carcerários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela atribuiu o resultado aos problemas estruturais dos tribunais. “O CNJ está em débito. Deveria ter analisado muito mais, mas há uma grande dificuldade em razão do sucateamento da primeira instância”, disse. Saiba mais na Coluna Justiça.

Fonte: Bahia Notícias

Joseildo quer discutir mudança da Rodoviária e reorganização do CEAB

Durante caminhada nesta sexta-feira (17) em Santa Terezinha, um dos maiores bairros de Alagoinhas, Joseildo Ramos (PT), candidato a prefeito pela Coligação “Alagoinhas Pode Mais” disse que pretende discutir soluções com a população para Rodoviária e o Centro de Abastecimento do município. “Vamos debater com a população a necessidade de fazer mudanças de local e readequação. São dois equipamentos que não estão mais compatíveis com o tamanho da cidade”, afirmou.

De acordo com o candidato, no caso da Central de Abastecimento, é preciso redefinir parâmetros como localização, regime administrativo, setorização de varejo e atacado. “A Central de Abastecimento deverá cumprir seu papel em compatibilidade com a realidade atual do município, cuja população duplicou desde a inauguração daquele equipamento público, gerando implicações que determinam uma mudança radical no seu funcionamento”, concluiu
Joseildo lembrou as melhorias realizadas em sua gestão e o impasse político que não permitiu alguns avanços. “A CEAB foi melhorada em nosso governo, mas não tivemos apoio da Câmara para transformá-la numa Superintendência Municipal de Abastecimento, conferindo-lhe autonomia financeira e administrativa”, concluiu.

Fonte: http://www.joseildo13.com.br/campanha/?p=1053

Política

youtube

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Brasil Carinhoso retira mais de 2 milhões de famílias da extrema pobreza em dois meses

 

Além da transferência de renda, há ações de educação e saúde


A ação Brasil Carinhoso retirou mais de 2 milhões de famílias da situação de extrema pobreza nos dois primeiros meses após o lançamento, em maio deste ano. Com isso, foi alcançada metade da meta do Plano Brasil Sem Miséria . Isso foi possível graças ao pagamento da complementação do Bolsa Família, garantida às beneficiárias com filhos até seis anos e que continuavam com renda per capita inferior a R$ 70 mensais. Em julho, o benefício complementar do Brasil Carinhoso representou investimento de R$ 169,8 milhões. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Além da complementação do Bolsa Família, a ação contempla a educação, com o aumento da oferta de vagas em creches públicas ou conveniadas, e a saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro e medicação gratuita contra asma.
O valor do benefício complementar depende da renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do número de membros de cada família. O cálculo do Brasil Carinhoso garante que todos os integrantes da família tenham renda acima de R$ 70 mensais. “Essa foi uma opção de governo. Se havia uma chance de tentar erradicar a extrema pobreza no curtíssimo prazo, por meio de transferência de renda, a prioridade deveria ser dada a essas famílias e foi dada”, diz o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva.
De acordo com o secretário, não há nenhuma faixa etária em que a extrema pobreza tenha efeitos tão duradouros quanto a primeira infância, que é uma fase de desenvolvimento físico, psíquico e emocional. “Se a criança está num universo de extrema pobreza, ela não tem acesso à alimentação adequada e aos estímulos necessários para se desenvolver”.
Números regionais - O Nordeste foi a região com maior número absoluto de beneficiados pela ação, com a retirada de 52% dos nordestinos que estavam nessa situação em junho de 2011, quando o Plano Brasil Sem Miséria foi lançado. Proporcionalmente, no entanto, a região Sul foi a que mais diminuiu os índices de extrema pobreza: 59,9% de quem tinha renda inferior a R$ 70 mensais, nos três estados do Sul, foram alcançados pela ação Brasil Carinhoso.
No Sudeste, 105,6 mil famílias com crianças até seis anos receberam a complementação (R$ 8,9 milhões). Na região Centro-Oeste, em julho, 73,7 mil famílias receberam a complementação. No norte do País, 276,7 mil famílias saíram da extrema pobreza até julho deste ano, por meio do Brasil Carinhoso.
Além da concentração no Nordeste em termos quantitativos, proporcionalmente, há forte concentração também na região Norte. “Nas duas regiões, a pobreza tem caído mais do que em todas as outras, mas ainda existe essa concentração”, assinala o secretário.

(Fonte: Secom - Presidência da República)

dicasgratis.net

Injustiça para quem?

Aprovada pelo Senado no início deste mês, nova lei de cotas (PLC 180/2008) aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff para que seja colocada em prática. A medida que obriga todas as universidades e institutos tecnológicos federais a destinarem 50% de suas vagas a estudantes de escolas públicas e, dentro disso, 25% a candidatos pretos, pardos e índios; evidencia a debilidade do ensino básico no Brasil, mas representa um grande passo para a luta contra o preconceito racial no país.
O texto começou a tramitar no Congresso no final dos anos 1990 e surgiu com intuito de reformular o sistema de ingresso universal, o vestibular. Mas o projeto foi sendo modificado com o tempo: na alvorada dos anos 2000, quando o Estado começou a implementar políticas públicas a favor de ações afirmativas, as cotas sociais e raciais passaram a ser a principal bandeira. E não é à toa: o Censo Escolar 2010 realizado pelo IBGE aponta, por exemplo, que o Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica, sendo 43,9 milhões, estudantes das redes públicas (85,4%). Do número total de alunos que frequentam o Ensino Médio, o Censo mostra que 50,9% deles são pretos ou pardos. No ensino superior público – que possui as mais conceituadas universidades do país - 87,4% dos estudantes são oriundos de escolas particulares. Pretos, pardos e índios variam conforme o estado.
A historiadora Verena Alberti, coordenadora de documentação do CPDOC (FGV) e professora de História na Escola Alemã Corcovado (que fica no Rio de Janeiro), diz que é a favor das cotas raciais e sociais e explica que a aprovação da lei no Senado representa, sobretudo, uma reparação de uma injustiça histórica. “Agora que o Estado do Brasil é a favor da lei de cotas, está apresentando a responsabilidade de consertar o que estava errado. E muitas vezes a gente pensa que o que estava errado estava assim por herança da escravidão, como se fosse por inércia. Mas é importante ver que o Estado, depois de 1889, instituiu políticas diferenciando a população; estimulando a imigração, o embranquecimento. Nós nunca tivemos leis de segregação racial, mas tínhamos leis que proibiam manifestações afro-brasileiras, até a década de 1920, por exemplo”.
Alberti, que coordenou um projeto sobre a história do movimento negro no Brasil com base em relatos orais, acredita que a adoção do sistema de cotas não vai enfraquecer o ensino superior brasileiro ou invalidar políticas de melhoria na educação básica pública e acrescenta: “O curioso é que somos orgulhosos da mistura cultural no Brasil, mas quando existe a mistura física, essa miscigenação não é tão valorizada. Continua havendo o preconceito racial. Ainda que raça seja um conceito biologicamente inexistente. Acho que há necessidade de pessoas se acostumarem que negros possam fazer parte das camadas médias da sociedade, porque enquanto isso não acontecer, pessoas vão continuar morrendo devido a crimes motivados por racismo”.  
Senado aprova PLC 180/2008 em seção realizada no dia 7 de agosto
Senado aprova PLC 180/2008 em seção realizada no dia 7 de agosto
O relator do projeto aprovado na 

Casa, senador Paulo Paim (PT/RS) afirma que o sistema de cotas nacional vai fortalecer o ensino superior em seus dez anos de vigência. “Hoje, ficou comprovado pelas pesquisas que os cotistas têm, na maioria dos casos, notas iguais ou maiores do que os não cotistas nas universidades que já adotam o sistema de cotas [seja ele qual for]. Não tem nenhuma injustiça nisso”. A opinião de Paim não é a mesma do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), o único que votou contra a aprovação do PLC na seção deste mês. Segundo ele, o projeto 



 “impõe uma camisa de forças para todas as universidades brasileiras". Além de afetar a excelência do ensino e tirar a autonomia das reitorias acerca do modelo de ingresso.

A voz das pesquisas
Apesar da opinião radicalmente contrária apresentada pelo senador Nunes Ferreira, a sociedade parece ser a favor do sistema de cotas, em sua maioria: em pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2008, 51% dos entrevistados se disseram favoráveis às cotas raciais; quando a pergunta disse respeito às cotas sociais, 86% das pessoas apoiaram a medida. O apoio popular ganha mais força quando se analisa o desempenho de cotistas em universidades que já adotam alguns sistemas: alunos que entram na universidade por meio de cotas têm notas iguais ou até maiores do que os que utilizam o sistema universal. E os índices de evasão são praticamente os mesmos que os dos alunos não cotistas, se a universidade apresenta algum programa de apoio financeiro aos mais pobres.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referentes ao biênio 2005-2006, cotistas obtiveram maior média de rendimento em 31 dos 55 cursos  da Unicamp e coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior aos de não-cotistas em 11 dos 16 cursos  da UFBA. Os números se repetem em outros casos, conforme alerta a pesquisa elaborada pelo professor Jacques Velloso, da Faculdade de Educação da UnB [disponível aqui].
“O povo brasileiro não é contrário às políticas de ações afirmativas, nem na sua versão mais polêmica, o programa de cotas. Quem as rejeita são as classes médias e as elites, inclusive intelectuais e alguns veículos de comunicação”, afirma o historiador Petrônio Domingues, professor visitante da Rutgers University (EUA). “São necessárias ações concretas para se enfrentar o problema da exclusão do negro no Brasil, mais do que ‘boas intenções’, retórica política e debates acadêmicos”, acrescenta.
A antropóloga Yvonne Maggie, professora titular da UFRJ, é contrária à nova lei, porque acha que o governo, dessa forma, quer resolver o problema “a custo zero”. Em artigo publicado em seu blog 'A vida como ela parece ser', Maggie explica que apenas a entrada obrigatória de alunos pobres no ensino público superior não garante seu sucesso, já que o sistema vai continuar não oferecendo o apoio necessário. “Temo por esses jovens mais despreparados. Terão um longo caminho pela frente e não será fácil percorrê-lo. Já são sobreviventes do ensino médio. Já passaram pelas agruras para obter o diploma do ensino básico, cumprindo uma grade de 12 disciplinas em média por ano. Na universidade enfrentarão obstáculos mais pesados. Não há no ensino superior nenhuma preocupação em formar os menos preparados e ajudá-los a adquirir a base necessária para cumprir o currículo enciclopédico que é a regra. Ninguém presta muito atenção, mas sabemos que os mais fracos vão ficando pelo caminho”.
Imagem de divulgação do 'Novo ENEM'Imagem de divulgação do 'Novo ENEM'
 Diferentes sistemas
Em 2003, o governo do Rio de Janeiro aprovou a lei estadual que instaurava o primeiro sistema de cotas em ensino superior do Brasil: Uerj e Uenf adotaram a medida já no vestibular de 2004. Foi neste ano, aliás, que a UnB anunciou seu próprio sistema de ações afirmativas, seguida da UFBA. Há poucos meses, em votação marcante, o STF declarou o sistema de cotas raciais como constitucional, o que abriu portas para que o PLC saísse de vez da gaveta e fosse levado adiante.





Evandro Piza, professor da Faculdade de Direito da UnB e um dos responsáveis pela criação do sistema de cotas na UFPR, anuncia que é a favor da nova lei porque ela vai obrigar as universidades que não adotavam qualquer sistema de inclusão social ou racial a passar a fazê-lo, mas se diz crítico com relação a alguns pontos. “A lei em si tem vantagem – impõe políticas de ação afirmativa direto às universidade que foram inertes. Isso é necessário. Porque a universidade é pública. Agora, por outro lado, tem uma coisa que se esquece. O debate qualificado. Cada estado tem uma necessidade diferente, por isso, o debate precisa ser diferente”.
Piza diz que na Universidade de Brasília, quando o sistema foi implantado, percebeu-se que muitos alunos que ingressavam no ensino superior da região vinham de escolas públicas. Mas se via pouca mistura racial nos corredores. Por conta disso, 20% das vagas dessa universidade são destinadas a pretos, pardos e índios. Na UFPR, o modelo adotado destina 20% das vagas à escola pública e 10% a cotas raciais. “Sou contra as cotas destinadas à escola pública. E isso não é um argumento elitista. Ali se faz um filtro que não funciona sempre. Não pega as pessoas que tiveram chances diminuídas no ensino público, porque só cobra três anos cursados na rede. Na minha opinião, o número de anos tinha que aumentar. Para seis, por exemplo”. Além disso, ele critica o sistema de declaração de renda explicitado na lei, porque é passível de fraude.
Bem ou mal, a lei está nas mãos da presidente Dilma Rousseff, que já tem acordo firmado com o Senado para aprovar o texto mantendo o veto ao artigo que diz respeito ao ingresso de cotistas no ensino superior sem vestibular, por meio da análise do CR obtido ao longo do ensino médio. Ou seja, para ingressar nas universidades públicas brasileiras, que ainda representam o que há de melhor no ensino superior no país, só fazendo o vestibular e tirando boas notas. Independente da cor da pele ou classe social. 
 
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/injustica-para-quem-a

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Voto Consciente


COM JOSEILDO A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DE ALAGOINHAS.

COM JOSEILDO A FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO DE ALAGOINHAS. O POVO PODERÁ SENTIR O GRANDE DIVISOR DE AGUAS, NO QUESITO TRÂNSPARENCIA. FOI COM JOSEILDO QUE ALAGOINHAS VIVENCIOU A PARTICIPAÇÃO POPULAR; OU SEJA AS PESSOA.
EM COM AS LIDERÂNCIAS E AUTORIDADES! . ESSA CIDADE TINHA UMA CARA MELHOR, ESTAVA MAIS ARRUMADA. CHEGARAM MUITAS EMPRESAS. HOTEIS, FACULDADES , MAGAZININES ,E ETC .! TRIPLICOU O ROTEIRO DO TRASPORTE ESCOLAR. ADIQUIRIU O CENTRO ADIMINISTRATIVO, DEU COBERTURA AO SAMU SOZINHO , REVITALIZOU A MATERNIDADE E COLOCOU A SAÚDE NOS CONFORMES. SEM FALAR QUE ESTAVA PAGANDO AS DIVIDAS DA PREFEITURA,! BOM ISSO É POSÍVEL DE ACONTECER NOVAMENTE.!!! É SÓ VC VOTAR 13 !!!... SEM MEDO DE SER FELIZ ...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Joseildo Ramos responde


Lula recebe Joseildo e reafirma desejo de visitar Alagoinhas na campanha

Durante uma sessão de fotos com Joseildo Ramos, candidato a prefeito de Alagoinhas, na manhã desta quarta-feira (15), em São Paulo, o ex-presidente Lula confirmou que vem à Bahia participar da campanha em alguns municípios e destacou seu desejo de visitar a cidade na campanha eleitoral.

Segundo Joseildo, Lula está bem e disposto a entrar no processo eleitoral. " Ele perguntou sobre o processo eleitoral de Alagoinhas, reafirmou o desejo de visitar o município e garantiu o apoio para retomarmos o projeto que mudou a cara da cidade", relatou. Cumprimentado pelo ex-presidente como "grande prefeito de Alagoinhas", Joseildo disse que agradeceu a Lula o convite e fez questão de agradecer pelos investimentos do governo federal na cidade, quando ainda era presidente, como as unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida e as obras de infraestrutura que melhoraram a vida da população.

Por onde anda a educação de Alagoinhas?

No Governo de Joseildo, quando o professor Jean Fábio Amorim era secretário da educação (2007-2008) com apenas 14 milhões de reais de FUNDEB, conseguimos alcançar e superar as metas do MEC em todo município. As crianças sabiam ler, escrever e contar com muito mais qualidade, à época apenas 47,1% dos municípios brasileiros melhoram os seus índices e Alagoinhas obteve sucesso. Todas as nossas escolas municipais alcançaram as metas previstas pelo Ministério e a maioria superou as metas de 2009/2011 e 2013.

Em 2011, o MEC voltou a avaliar a qualidade do ensino em todo o Brasil, inclusive em nossa cidade. No entanto, apesar de 77,5% dos municípios alcançarem as suas metas, Alagoinhas que recebe em 2012 cerca de 32 milhões de reais de FUNDEB além de não cumprir as metas, teve um dos piores resultados do nosso território.

Por que com tantos recursos disponíveis a educação piorou?

Confira o resultado do IDEB (Índice de Educação Básica) divulgado pelo Ministério da Educação no dia 14 de agosto de 2012, no site www.mec.gov.br

Portanto, se você quer garantir o futuro do seu filho com educação de qualidade para todos, vote Joseildo 13-Prefeito

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ivannide lança site de campanha

Comunicação com os eleitores, divulgação das notícias da campanha, identificação de propostas e apresentação da história da candidata, estes são alguns dos objetivos do site www.ivannide13456.com.br que foi lançado nesta segunda (20) pela candidata a vereadora Ivannide Santa Bárbara (PT). Segundo Ivannide o uso da internet é fundamental para consolidação da sua campanha: ?Além do site estamos também usando o flickr, o facebook e o twitter, para campanhas que não contam com grandes estruturas financeiras é muito importante usar as redes sociais e desenvolver canais alternativos para o diálogo com o eleitor.?

Além de notícias e material de campanha o site da negona, como é conhecida a página oficial de Ivannide, terá fotos históricas da candidata, música da campanha e um link para o canal do YouTube, onde poderão ser acessados vídeos sobre a trajetória política do PT e as ações e propostas de Ivannide para Câmara Municipal de Feira de Santana.

Fonte: http://www.ivannide13456.com.br/noticias#.UDNp4aA-Hq3

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quebra-molas é para os fracos...


Os docentes da UnB (Universidade de Brasília), são favoráveis a destituição da Adunb e a ilegalidade da saída da UnB da greve.

Por maioria dos votos, os docentes da UnB (Universidade de Brasília), são favoráveis a destituição da Adunb e a ilegalidade da saída da UnB da greve. A REUNIÃO(e não assembléia) foi feita esta manhã. Por este motivo, a instituição continua em greve.
Daqui a pouco os docentes irão na Adunb convocar uma assembléia para esta terça, 21, e depois na reitoria confirmar a decisão da continuidade de grev
e.
Redação do CNGE em Brasília - 21/08/2012 Por maioria dos votos, os docentes da UnB (Universidade de Brasília), são favoráveis a destituição da Adunb e a ilegalidade da saída da UnB da greve. Por este motivo, a instituição continua em greve.
Daqui a pouco os docentes irão na Adunb convocar uma assembléia para a próxima terça-feira, 21, e depois na reitoria confirmar a decisão da continuidade de greve.
Redação do CNGE em Brasília - 21/08/2012

domingo, 19 de agosto de 2012

Uneb divulga lista de livros exigidos no vestibular 2013

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou a relação de obras literárias que serão cobradas no vestibular da instituição de 2013. São seis livros, sendo dois do escritor baiano Jorge Amado.
Saiba quais são os livros exigidos pela instituição:
- A morte de Quincas Berro DÁgua - Jorge Amado;
- Além de estar - Helena Parente Cunha;
- Essa Terra - Antônio Torres;
- O desterro dos mortos - Aleilton Fonseca;
- O largo da palma - Adonias Filho;
- Tenda dos Milagres - Jorge Amado;

Fonte: http://atarde.uol.com.br/vestibular/materias/1445131-uneb-divulga-lista-de-livros-exigidos-no-vestibular-2013

Uneb inicia matrícula virtual nesta segunda

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inicia nesta segunda-feira (6) a matrícula virtual para o semestre 2012.2, que estará disponível para os estudantes dos cursos de graduação presencial de oferta contínua.
Os estudantes devem acessar o Portal Acadêmico e realizar o passo a passo para a escolha dos componentes curriculares a serem cursados até o dia 22 de agosto.
No dia 27 de agosto será disponibilizado o comprovante de matrícula no mesmo endereço eletrônico. Qualquer ajuste deverá ser realizado, presencialmente, na secretária acadêmica dos departamentos no período de 29 a 31 do mesmo mês.
Quem não efetivar a matrícula no período estabelecido será considerado, pela Universidade, como abandono de curso.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/vestibular/materias/1444615

Copa do Mundo


QUESTÃO DE MINHA CASA MINHA VIDA

O NOSSA PRESIDENTA PRECISA COM URGENCIA URGENTÍSSIMA. REVER ESSA QUESTÃO DE MINHA CASA MINHA VIDA . TEMOS CONHECIMENTO QUE ESSE PROJETO , VIROU MOEDA DE TROCA PARA ALGUNS GESTORES SEM ESCRUPULOS . ENQUANTO ISSO OLHE AI A REALIDADE DOS SEM CASA. QUE NUNCA ESTÃO ENQUADRADOS NOS PADRÕES DO PROJETO... TODAS AS AUTORIDADES SABEM DISSO ...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um tubarão-baleia filtra 1,5 milhões de litros

Você sabia que ... Um tubarão-baleia filtra 1,5 milhões de litros (400.000 galões) em uma hora, enquanto se alimenta? Suficiente para abastecer 1.000 casas em um dia!

NESSE PERIODO O QUE A GENTE MAIS VER É POLITICOS SORRIDENTE.! A ATÉ PARECE QUE VIVEMOS NO PAIS DAS MARAVILHAS .!!! NÃO SEI DO QUE ESSES SENHORES ACHAM TANTA GRAÇA.! SERÁ QUE É DA VILOLENCIA A GALOPE,? A FALTA DE SAUDE, O SOCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO , FLAGELO HUMANO,? DOS TEMPOS MODERNOS. OU O SORRISO É APOSTANDO QUE VC NÃO ENTENDE DE POLITICA, E VAI TORNA-LA FELIZ.! EM UMA CADEIRA GIRATORIA COM CAFÉ E CHÁ ... NÃO SE DEIXE ENGANAR COM SORRISOS DESBOTADOS. VEJA SE ESSAS PESSOAS TEM LHE TRADO COM RESPEITO E DIGNIDADE...


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

‘Caso Dorothy’. Quem esteve por trás?

Um agente da Polícia Federal vai ao cartório e apresenta sua versão –que diz verdadeira– sobre o assassinato da irmã Dorothy Stang, praticado em 2005. Segundo ele, os fazendeiros presos são inocentes. O culpado é o delegado de polícia de Anapu. Dá para acreditar?
Houve muito ódio na execução, na manhã de sábado, 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, no Pará, da missionária americana –naturalizada brasileira um ano antes– Dorothy Mae Stang. Ela era rija, forte e enérgica, mas era mulher e estava com 73 anos de idade, desgastada por longos anos de permanência no interior do Estado, em áreas carentes e pobres.
Era uma religiosa. Podia ser dura quando em defesa daqueles aos quais oferecia sua proteção, muitas vezes a única de que dispunham. Por isso, irritava os que se colocavam diante dela, contra o objeto do seu missionarismo. Mas não era agressiva. Sabendo que sua morte fora encomendada, um dia antes foi, sozinha, ao acampamento onde estavam os dois pistoleiros contratados para fazer o "serviço”: Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, e Clodoaldo Carlos Batista, o Eduardo.
Depois de 33 anos vivendo em situações de tensão e conflito, ela não era inocente nem ingênua. Mesmo assim, leu para os dois homens, que estavam acampados no meio do mato, passagens da Bíblia, que sempre carregava consigo. Ofereceu-lhes uma alternativa para o que iriam fazer. Mas não fugiu nem tomou cuidados especiais depois desse surpreendente encontro. Deixou a vida seguir sua dinâmica própria.
No dia seguinte, continuou sozinha onde estava, ao lado do assentamento rural em Anapu, no vale do rio Xingu, terra cobiçada e disputada por todos os meios. Os mesmos homens se dirigiram na direção dela. Dorothy tirou da sacola tiracolo a sua Bíblia e começou a ler. Rayfran avançou e fez o primeiro disparo, contra a cabeça da missionária. Ela morreu imediatamente. Mas o pistoleiro usou as outras cinco balas do seu revólver no corpo da sua vítima. Só parou quando já estava sem munição.
Não parecia ser apenas a ação de um profissional do gatilho no cumprimento de uma encomenda mórbida. Parecia haver na sua iniciativa uma motivação subjetiva: de ódio, de vingança, de acerto de contas. Crivado de balas, o cadáver de Dorothy Stang devia traduzir uma mensagem: quem a mandou matar não temia ninguém, confiava no próprio poder e continuaria a sua tarefa de eliminar quem se colocasse em seu caminho.
Mas não foi o que se seguiu. Rapidamente surgiram os suspeitos. Os foragidos foram descobertos e presos. O grupo de investigação, integrado por representantes da polícia civil, da Polícia Federal, do Ministério Público e do Exército, concluiu o inquérito antes do prazo de 30 dias que tinha — e que costuma ser prorrogado por muito mais tempo por falta de resultados concretos.
O julgamento foi mais célere do que o padrão da justiça no Pará e no Brasil por causa da repercussão internacional, sobretudo nos Estados Unidos. E as pistas surgiram quase por derivação da pergunta elementar: a quem interessava o crime? Ora, aos fazendeiros da região. Com a eliminação de Dorothy, eles imaginavam acabar com as fontes de resistência dos posseiros, que estavam ocupando cada vez mais terras, inclusive as consideradas de propriedade particular. Foi só ir atrás deles a partir dos dois primeiros presos.
A apuração do crime foi tão excepcionalmente exemplar que a tese da federalização do caso não prosperou. Se o Estado cumpriu todas as suas obrigações com celeridade e eficiência, por que transferir o processo para a jurisdição da União? Não tinha sentido.
O trabalho do grupo de investigação, comandado pela polícia civil, recebeu o endosso da Polícia Federal e do seu equivalente nos EUA, o FBI, que acompanhou as investigações na condição de observador. O resultado foi tão bom que suscitou a desconfiança da opinião pública, ainda relutante em aceitar que a relação dos homens –rapidamente identificados e presos– esgotava o rol dos integrantes do esquema de execução da freira. Tal eficiência podia ser uma manobra de despistamento, para proteger personagens mais graúdos de mais esse consórcio da morte, punindo apenas os atores secundários da trama sangrenta.
Essa hipótese não se confirmou. Ou, ao menos, não foi demonstrada. Mas agora, sete anos e meio depois, um dos personagens do enredo diz que essa história de final pronto e acabado é falsa. O agente especial da Polícia Federal Fernando Luiz da Silva Rayol foi a um cartório de Belém, no dia 14 de junho, ditar uma "escritura pública declaratória”.
O documento equivaleria ao depoimento que ele devia ter dado –mas foi impedido de dar– em 2005 mesmo, no processo judicial que resultou na condenação dos cinco participantes do assassinato. Rayol teria muito a dizer. Afinal, foi um dos integrantes do grupo de investigação da morte de Dorothy e até assumiu o comando das operações.
O agente da PF disse ter sido motivado a relatar "a verdadeira versão do assassinato” em cartório por entrevista dada à revista Época por Amair Fajoli, sentenciado como o intermediário no crime. Sua autoridade para falar a respeito vinha do fato de ter sido designado para fazer a proteção policial da missionária, já ameaçada de morte. A convivência de três meses o teria tornado "amigo íntimo” de Dorothy, ouvindo suas confidências e recebendo suas informações.
O alvo principal da declaração de Rayol é o então delegado da polícia civil em Anapu, Marcelo Luz. Ele mantinha "um esquema de arrecadar propina junto aos fazendeiros da região para que ele mantivesse os posseiros de Dorothy longe de suas terras ou em caso de invasão retirá-los”.
A importância das declarações de Amair (mais conhecido por Tato) à Época se devia ao fato de que ele "era o elo entre o delegado e os fazendeiros com a finalidade de fechar o acordo de propina”. Tato havia se queixado aos integrantes desse grupo, pediu proteção e recebeu do delegado uma arma, "a fim de proteger-se dos sem terra e da missionária”, que já estaria sabendo "da função de Tato no esquema de propina”.
O PF diz que todas as autoridades que participaram da investigação já sabiam "que Dorothy e seus seguidores passaram a perseguir e efetuar represálias contra Tato e que este resolveu precaver-se”.
Com a morte da religiosa, o delegado Marcelo Luz, de imediato, "resolveu por bem, temerária e precocemente, optar, no sai seguinte do crime, pela representação da prisão preventiva de um dos fazendeiros, Vitalmiro Bastos de Moura [conhecido pelo apelido de Bida], antes mesmo de se saber ou as investigações apontarem quem teria sido o executor e o intermediário do crime”.
Dois dias depois do assassinato foi decretada a prisão de um representante do fazendeiro, "antes do executor e do intermediário”. O objetivo do delegado, segundo Rayol, era "desviar a possibilidade de envolvê-lo no crime, no que diz respeito à questão da arma, e deslocar para a ação dos fazendeiros locais”.
O agente da PF esclarece sobre um fato inédito, surpreendente e quase inacreditável: o consórcio criminoso dos fazendeiros "não era em prol de assassinar a freira, mas em prol de financiar a proteção corrupta do delegado local”.
Essa hipótese surgiu durante as investigações, mas os investigadores optaram "pelo meio mais fácil e convincente”, que era responsabilizar os fazendeiros, Para isso, à medida que iam sendo feitas as prisões dos foragidos, as autoridades iam igualmente "adaptando, plantando e negociando com os interrogados versões que objetivavam justificar e fundamentar o decreto de prisão anteriormente exarado contra um dos fazendeiros (Bida), bem como cada vez mais encontrar motivações para o crime por parte dos fazendeiros da região”.
Em março de 2010, Rayol foi autorizado a dar entrevista ao jornalista Carlos Mendes, do Diário do Pará e correspondente de O Estado de S, Paulo, por ter-se declarado sob ameaça de morte. Aproveitou, na expectativa de repercussão, para anunciar que as acusações a Bida e a Regivaldo Pereira Galvão, apelidado de Taradão, "não eram verdadeiras”, e que ambos "eram inocentes”. Os culpados seriam o delegado de Anapu e seus subordinados, acobertados pela comissão de investigação do governo.
Segundo Rayol, Bida disse em seu depoimento que Marcelo Luz "exigia e recebia de cada fazendeiro local a quantia de R$ 10.000,00 com a finalidade de garantir a segurança das suas fazendas”. E o detalhe fundamental: Bida teria sido o único que recusou essa proteção, "uma vez que esse já tinha decisão judicial garantindo-lhe a reintegração de posse de uma área invadida por Dorothy”.
Quando Bida fez essa denúncia, o delegado Waldir Freire, que comandava o grupo, "determinou a retirada imediata” de Marcelo Luz da sala, "objetivando assim preservar sua pessoa e fortalecendo o corporativismo existente”. Rayol lembra que Freire prometeu que as informações de Bida seriam rigorosamente investigadas. Isso nunca aconteceu.
Mas o próprio Rayol acumulava dados em sustentação da sua tese. Como quando transportou de volta à sua casa Elizabeth Coutinho, mulher de Amair Feijoli, o Tato, depois que ela prestou depoimento à polícia. No caminho, Elizabeth lhe confidenciou, "emocionada”, que um dia antes do assassinato o seu marido "estava agindo de uma forma estranha, e vendo a arma na cintura do Amair, fato que nunca tinha presenciado em toda sua vida de casada”, perguntou-lhe por que ele estava armado e ele lhe respondeu que "a arma seria para a sua própria segurança contra as ameaças da missionária”. Disse ainda que "jamais imaginava que seu marido fosse capaz de assassinar alguém”.
Nada disso influiu na investigação e no julgamento porque, na versão de Rayol, a história já estava acertada. O que explicaria a visita de um advogado de Amair à superintendência da Polícia Federal para levar um recado para Bida, que lá estava preso, ameaçando-o de apontá-lo como o mandante do crime se ele não lhe desse duas caminhonetes L200.
Beneficiado pela delação premiada, Tato cumpriu a ameaça. Bida foi preso, mas acabou conseguindo o benefício do regime semiaberto. Dois dos sentenciados estão em prisão semiaberta, um em prisão domiciliar e Clodoaldo, o pistoleiro que acompanhou Fogoió, continua foragido da justiça. É o único nessa condição. Pode estar livre – ou morto. O único em prisão fechada, na penitenciária de Altamira, é Reginaldo Galvão.
Os "fatos novos” revelados por Rayol seriam suficientes para reabrir o caso Dorothy, sustentou o Diário do Pará do dia 22, ao publicar –com destaque na primeira página– a matéria, de Carlos Mendes. O principal acusado, agora servindo em Viseu, contesta. Marcelo Luz diz que as acusações de Rayol são falsas.
Nem teria tempo para montar o esquema que lhe foi atribuído: chegou em Anapu em outubro de 2004, quatro meses antes do assassinato da freira. Quem a indiciou foi seu antecessor na delegacia de Anapu. Pedro Monteiro (referido pelo jornal apenas pelas iniciais, P. M.): "ele pegava propina antes de eu chegar”, acusou, ao ser ouvido por Mendes. No entanto, não há qualquer reclamação contra Monteiro, embora ele tenha recebido "propina alta” para dar cobertura ao dono de uma fazenda "onde mataram vários trabalhadores”.
Marcelo disse que dois dias antes da execução da irmã Dorothy, o carro da delegacia "tinha ido para Belém para fazer a revisão” e que só contava com um escrivão e um investigador para cumprir sua função. Não podia oferecer garantia alguma aos fazendeiros, é o que sugere.
A "versão verdadeira” do agente da PF não é tão verdadeira assim que possa ser simplesmente aceita. Mesmo que cumpra a salutar missão de reabrir um caso que ainda tem pontas soltas no seu enredo, o relato de Rayol tem pouca verossimilhança.
É claro que sua principal intenção é tirar a responsabilidade dos fazendeiros Bida e Taradão. Valdomiro foi incriminado por Luz porque rejeitou a proposta de segurança paga. E Reginaldo é simplesmente um inocente. Mesmo os outros fazendeiros da região se reuniram não para matar a freira, mas para se defender de suas investidas.
O revólver usado na execução de Dorothy era do delegado, que o deu a Tato para ele se defender da freira e dos seus aliados, que seriam os verdadeiros agressores dos circunspectos donos de terras. A esposa de Tato jura que ele nunca fez mal a ninguém e jamais o faria, mas estava nervoso na véspera, andando armado, com medo de algum ataque. Se Rayol puder desenvolver sua tese, talvez surja com nova informação: Tato pode ter dado o revólver a Rayfran, que tomou as dores do amigo. Ou surgirá uma versão ainda mais extravagante?
O agente da PF age como se fosse personagem imparcial da história, um profissional que, de tanto testemunhar fatos e absorver informações, decidiu ser um paladino da verdade e um protetor de inocentes injustiçados por um complô de autoproteção, um lance de corporativismo.
Mas Rayol não é esse personagem. Ele foi indicado como testemunha de defesa de Bida no processo. Só não depôs, como ele próprio declara, porque as autoridades, ao perceberem a posição que ele iria assumir, mandaram retirá-lo da sala de testemunhas. Ele se declara amigo de Dorothy, mas iria ficar ao lado de alguém que, em sua própria versão, a freira sabia que não tinha boas intenções a seu respeito.
A história é tão ao gosto dos dois fazendeiros presos, indiciados e julgados como mandantes do assassinato que uma semana antes de Rayol ir ao cartório registrar suas declarações, Arnaldo Lopes de Paula, advogado de Bida, o procurou, supostamente por ter ouvido suas bombásticas declarações numa entrevista que deu a uma emissora de rádio.
Rayol confirmou o que dissera e mostrou uma fita com a gravação da entrevista. Dispôs-se a ir depor em juízo, o que bastou para o advogado requerer ao juiz da 2ª vara do tribunal do júri para ouvir o depoimento do policial, na presença do promotor Edson Cardoso. Com mais esse documento, o advogado pretende pedir a revisão criminal ao tribunal de justiça, com o que o caso Dorothy seria reaberto para inocentar Bida e Taradão.
O intrigante é que o agente da PF chegou a essa versão nova sozinho, enquanto os outros participantes do grupo de investigação tiveram conclusão distinta. Rayol sustenta que a versão criada para a condenação dos acusados era nada menos do que uma manobra para proteger o delegado corrupto. Mas o outro agente da PF no grupo, Ualame Filho, e os procuradores estaduais de justiça Saulo Brabo e Lauro Freitas, se prestaram a essa farsa? Ou este papel quem o está desempenhando é o próprio Rayol?
De qualquer modo, sua inconvincente história bem que poderia levar as autoridades a checá-la. No mínimo, conseguirão novas informações sobre o assassinato e o papel do poder público, em particular da polícia, nesse tipo de ocorrência. Os fazendeiros conseguiram se livrar de uma adversária difícil, mas é pouco provável que a sociedade tenha sequer identificado seus maus representantes na trama. É por isso que esses exemplos de brutalidade, uma vez cessada a onda de indignação e protesto, não conseguem servir de indutor das mudanças necessárias.
A solidariedade mundial pela irmã Dorothy Stang forçou o poder público a dar respostas ao crime. O governo federal foi rápido, deixando um vácuo para a administração estadual paraense. Além das providências de praxe nessas circunstâncias, prometeu instalar uma espécie de gabinete federal da presidência em Belém (ou Altamira, não chegou a definir) e interditar áreas conflituosas (abrangendo 8,2 milhões de hectares), dentre as quais 3,7 milhões de duas novas unidades ecológicas na região conflagrada da Terra do Meio.
Nada disso foi feito. O sacrifício de irmã Dorothy foi em vão?

Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&langref=PT&cod=69399

Joseildo Ramos e Lula

"Nosso ex-presidente Lula está bem e pronto para a disputa eleitoral. Disse que vem à Bahia e quer visitar Alagoinhas", disse o candidato do PT em Alagoinhas, Joseildo Ramos.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nos 20 anos da PORTFOLIM, o Calendário Revolta dos Búzios

A PORTFOLIUM Laboratório de Imagens está completando 20 anos. Fundada em janeiro de 1992, por mim e pelo fotógrafo Josias Santos, desde o início trabalhamos com a linguagem visual buscando contribuir com a valorização da memória dos movimentos sociais, na Bahia e no Brasil. Certamente que não tem sido fácil manter ativa e digna uma peque
na empresa ousada, cheia de sonhos e rebeldias, nestes tempos de domínio quase absoluto do “mercado” e do “sistema”, novos eufemismos que denominam o velho e carcomido capitalismo.

Contudo, ao olhar para trás, o sentimento é de um imenso orgulho com o já produzido. Foram três filmes longa metragem: Paixão e Guerra no Sertão de Canudos (1993), Quilombos da Bahia (2004) e Abdias Nascimento Memória Negra (2008), já vistos por centenas de milhares de pessoas, porquanto mais de 30.000 cópias numeradas circulam pelos rincões afora. Além dos filmes longas, promovemos muitos cursos de fotografia (na saudosa época dos banhos químicos) e editamos livros, revistas e nove Calendários de Parede.

Em 2012 a PORTFOLIUM apresenta um novo Calendário, desta feita com o tema Revolta dos Búzios, que inspira um projeto mais abrangente, cuja ponta é um filme documentário longa metragem, atualmente em fase de produção. A Revolta dos Búzios, também chamada de Revolução dos Alfaiates, Conjuração Baiana, Sedição de 1798 e Inconfidência Baiana, é um movimento que ocorreu na Cidade do Salvador, capital da Província da Bahia, no ano de 1798. Possui importância ímpar para a história política do país, visto que já nesta época os conspiradores baianos, influenciados pelas ideias iluministas da Revolução Francesa (1789), planejaram um Levante que pretendia derrubar o Governo Colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, livre da escravidão, onde haveria “igualdade entre os homens pretos, pardos e brancos”.

Esta “tentativa de independência do Brasil” foi denunciada antes da deflagração e o governo instalou uma Devassa que, durante 15 meses, convulsionou a cena política da Bahia, atingindo centenas de pessoas com ameaças, interrogatórios, detenções, condenações de açoites públicos, prisões, degredo perpétuo, e até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre quatro homens negros: os soldados Luiz Gonzaga (36 anos) e Lucas Dantas (23 anos), e os alfaiates João de Deus (27 anos) e Manoel Faustino (22 anos), enforcados e esquartejados em 8 de novembro de 1799 na Praça da Piedade, em Salvador.

Junto a estes quatro mártires, temos o dever de consciência de acrescentar o nome de Antonio José, escravo boleeiro de um tenente coronel, que ordenou sua prisão. Antonio era homem ativo na conspiração e deu entrada na Cadeia Pública em 28 de agosto de 1798. No dia seguinte, ainda cedo, foi encontrado morto em sua cela, com um punhado de comida na boca e o corpo apresentando evidentes sinais de envenenamento. A notícia da morte logo se espalhou na cidade e as muitas bocas nas conversas diziam que Antonio foi assassinado para garantir o silêncio. Antonio José, portanto, é o quinto mártir da Revolta dos Búzios.

A Revolta dos Búzios é uma história que precisa e merece ser conhecida mais amplamente, saindo das sombras das efemérides oficiais. E por louvável iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que adquiriu uma cota exclusiva, o calendário (13 páginas, 43 x 64 cm) está sendo distribuído em todas as escolas públicas do estado.

Antonio Olavo
portfolium@portfolium.com.
br