segunda-feira, 27 de outubro de 2014

‘Resultado exige de Dilma sintonia com dois desejos’

"Pouco mais da metade do país amanheceu de alma lavada, outra metade, frustrada", escreve Tereza Cruvinel, colunista do 247; segundo sua avaliação, "a maioria eleitoral escassa não lhe tira a legitimidade, nem o cenário brasileiro é tão difícil como apregoado no calor da campanha, mas impõe à presidente o desafio de combinar continuidade com mudanças"; para a jornalista, "Dilma respondeu corretamente no discurso de posse ao pronunciar cinco vezes a palavra diálogo", assim como "mudança", reconhecendo que é preciso atender a este anseio
O resultado revelado nas urnas neste domingo 26, com diferença de apenas 3,4 milhões de votos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves (PSDB), "exigirá da presidente uma fina sintonia com estes dois desejos que se enfrentaram na campanha", avalia Tereza Cruvinel, em nova coluna em seu blog no 247. Leia um trecho:
Ainda que Dilma tenha perdido cerca de três milhões de votos com a investida de Veja e a boataria sobre o assassinato do doleiro Yousef nos dois dias finais da campanha (uma sangria que jamais saberemos em que proporções ocorreu), a cisão já estava esboçada, embora menos aguda: ela tinha 53% no Datafolha de quinta-feira e Aécio Neves, 47%. A diferença de seis pontos caiu para três.
A jornalista analisa como positivo o discurso da petista ter trazido, por diversas vezes, a palavra "diálogo", assim como "mudança", reconhecendo que é preciso atender a este anseio. A colunista ressalta que "o que a maioria dos eleitores optou por manter, dando a Dilma o segundo mandato, é bastante claro: as conquistas dos mais pobres nos governos petistas". Já o desejo de mudança, diz ela, "é mais difuso".
Tereza Cruvinel acredita que, "no enfrentamento da corrupção, não bastará aprovar as medidas que ela anunciou na campanha". E ainda que "não basta a reforma política. Será preciso dar demonstrações cabais de intolerância, doa a quem doer, como ela disse". "Afora estes e outros desafios na fina sintonia a ser buscada entre mudar e conservar", acrescenta a colunista, "existe a questão subjetiva. Dilma tem que enfrentar Dilma. Ela também parece ter reconhecido o peso de sua personalidade na criação das dificuldades que quase lhe custaram a reeleição".

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/158442/%E2%80%98Resultado-exige-de-Dilma-sintonia-com-dois-desejos%E2%80%99.htm

Nenhum comentário: