domingo, 30 de novembro de 2014

Tubarões na Amazônia?


É possível um tubarão subir o rio Amazonas pela foz e sobreviver em água doce?


A Revista Acta Amazonica, do Inpa, publicou em seu volume 11, fascículo 1, de 1981, que “a ocorrência de tubarões no médio e alto Amazonas parece ser bastante comum”. A publicação cita três casos em que tubarões-cabeça-chata (Carcharhinus leucas) foram encontrados nas proximidades de Manaus.


O tubarão-cabeça-chata é uma espécie consegue viver em baixa salinidade. O animal tem capacidade de transitar livremente de águas salgadas para águas doces e vice-versa; o que faz com que seja a única espécie que regularmente invade águas doce na América Latina. É uma das espécies de tubarão mais agressivas e chega a medir até 3,5 metros de comprimento.


Em fevereiro de 1978, um tubarão-cabeça-chata foi encontrado no rio Solimões, a 80 quilômetros de Manaus. No ano seguinte, uma fêmea da mesma espécie e 2,2 metros foi capturado por pescadores no Encontro das Águas.

Em janeiro de 1980, um tubarão adulto foi capturado a cerca de 250 km a leste de Manaus. O animal era uma fêmea de 2,5 metros que acabou se prendendo em uma rede de pesca que havia sido colocada no rio para pescar tambaquis. O local de captura tinha profundidade de 5 metros.


Fonte:Portal Amazonia

Nenhum comentário: